O ano de 2023 marca o primeiro ano do retorno do presidente Lula à presidência da República e de Lindbergh Farias (PT-RJ) ao cenário nacional, tendo sido o deputado federal mais votado do PT-RJ nas eleições de 2022. Lindbergh tem se dedicado à defesa da democracia e aos temas econômicos: taxa de juros, arcabouço fiscal e Reforma Tributária.
O parlamentar inicia o ano com a Campanha #JurosBaixosJá em oposição à gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central com a maior taxa de juros do mundo.
“A nossa ofensiva contra os juros altos mobilizou a sociedade, empresários e o próprio mercado financeiro. O efeito tem sido uma queda lenta e gradual de 0,5% a cada reunião do Copom realizada neste segundo semestre de 2023, o que é absolutamente insuficiente”, diz o deputado.
Taxação dos super-ricos
Lindbergh foi uma das principais vozes do parlamento em favor da taxação dos super-ricos. Ao lado da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), encampou a campanha #RicosNoImposto e #PobresNoOrçamento.
Preocupado com os rumos da economia e com a popularidade do governo do presidente Lula, Lindbergh trava uma última batalha neste ano: a revisão da meta de déficit fiscal zero proposto no Arcabouço Fiscal. O parlamentar defende que o investimento público é fundamental para o crescimento da economia brasileira.
“O governo Lula tem que dar certo. O objetivo do governo deve ser o crescimento econômico, mudar pra valer a vida do povo brasileiro. O futuro da nossa democracia depende do sucesso do nosso governo”, argumenta o parlamentar.
Assessoria de Comunicação deputado Lindbergh Farias