Zezéu anuncia saída do Parlamento e faz retrospecto de vida pública

zezeutribuna

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) ocupou a tribuna nesta terça-feira (3) para uma avaliação da trajetória de 50 anos de atividade política, que inclui três mandatos como deputado federal. Ele também fez sua despedida da Câmara dos Deputados. Zezéu Ribeiro deixa o Parlamento para assumir vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do estado da Bahia.

Ao fazer uma retrospectiva de sua trajetória política, Zezéu Ribeiro lembrou que começou no movimento estudantil, aos 14 anos, e exerceu três mandatos na Câmara Municipal de Salvador e três mandatos na Câmara dos Deputados. A luta pela reforma urbana foi uma das bandeiras defendidas por Zezéu Ribeiro durante seus mandatos.

“Desenvolvi um trabalho que me parece significativo que foi a luta para garantir o direito à cidade, à moradia, às condições dos serviços urbanos e, inclusive, participando na constituição do Ministério das Cidades, nas políticas do PAC da habitação, PAC das Cidades Históricas e no Marco Regulatório do Transporte, do saneamento”, disse. O parlamentar petista foi autor do projeto de lei que cria assistência técnica gratuita à moradia de interesse social.

A questão do desenvolvimento regional foi outro tema que Zezéu Ribeiro se dedicou durante seus mandatos. “Não há um Brasil soberano que se imponha na sociedade das nações com um segmento significativo de sua população, de seu território, excluído desse processo. Historicamente, o Nordeste sofreu muito com isso. Até hoje não conseguimos implantar uma verdadeira política nacional de desenvolvimento regional”, disse o petista.

O deputado Zezéu Ribeiro lembrou ainda em seu discurso a atuação como coordenador da Bancada do Nordeste. “Essa é a única bancada regional nesta Casa que tem ação coletiva e permanente. Nesses 12 anos, nos reunimos, discutindo e levantando os problemas”.

O deputado Zezéu Ribeiro citou ainda sua atuação na luta para levar água para todas as escolas do semiárido brasileiro e, ainda, para ampliar a rede universitária e de ensino tecnológico. “Queria ressaltar, por fim, o trabalho realizado no âmbito da cultura. Apresentei a PEC da Cultura, que define recursos para o setor e que está pronta para ser votada no plenário. Entendemos que a cultura é uma questão estratégica para a afirmação do Brasil”.

Ao encerrar seu discurso de despedida, Zezéu Ribeiro elogiou as iniciativas dos governos Lula e Dilma e afirmou que o País avança no rumo do desenvolvimento.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também