O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) disse que o Governo Lula concluiu o primeiro ano do mandato acumulando uma série de vitórias, principalmente na economia, com um crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.
O parlamentar lembrou que no início do ano a “turma da Faria Lima”, que representa os interesses dos banqueiros e especuladores, previa um crescimento entre 0,5% e 1%, no máximo. Joseildo avalia que o crescimento do PIB é fruto do acerto na condução da política econômica por parte do ministro da Fazenda Fernando Haddad e de medidas aprovadas no Congresso Nacional, como o arcabouço fiscal e a Reforma Tributária. Esta última tramitou por mais de 30 anos até ser aprovada. Segundo o deputado, a Reforma Tributária é decisiva para combater desigualdades na cobrança de impostos, pois vai reduzir a carga sobre os que ganham menos e vai ter um peso maior sobre os mais ricos, inclusive aqueles que possuem fortunas aplicadas no exterior e que não pagavam qualquer imposto.
Combate à fome
Joseildo também afirmou que diversas medidas do Governo Lula permitiram reduzir a quantidade de pessoas em situação de fome, que eram mais de 30 milhões no final de 2022. Essa redução, segundo o deputado, foi possível graças aos programas sociais, como o Bolsa Família, o fortalecimento da agricultura familiar, a queda no preço dos alimentos, a valorização do salário mínimo e o aumento da oferta de emprego, entre outras. O parlamentar está confiante que o Governo Lula terá resultados ainda mais expressivos neste ano que se inicia cercado de expectativas otimistas.
Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos