O projeto de lei (PL nº 2.673/ 2007), dos deputados Luiz Sérgio (PT-RJ)e Jorge Bittar (PT-RJ), foi aprovado neste mês na Comissão de Trabalho e dispõe sobre duração e condição de trabalho dos profissionais em telemarketing. Luiz Sérgio defendeu, em plenário, a urgência na tramitação da matéria.
Luiz Sérgio, juntamente com o deputado estadual Gilberto Palmares (PT-RJ) e Ricardo Pereira, do Sindicato dos Telefônicos do Rio de Janeiro, reuniram-se na terça-feira (27) com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP),e com o deputado Eli Correa Filho(DEM-SP), relator da matéria na CCJ, para defender celeridade na apreciação do projeto de lei.
“É bom frisar que hoje nós temos no Brasil cerca de 1 milhão de pessoas trabalhando em telemarketing. Desse 1 milhão de trabalhadores, 70% são mulheres. Grande parte dessas pessoas são trabalhadores que estão tendo a oportunidade do primeiro emprego, sendo que 80% deles são jovens de 18 a 25 anos de idade”, disse Luiz Sérgio.
O deputado ressaltou que algumas empresas não querem respeitar o intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho, já que é uma atividade extremamente estressante. “Muitas empresas querem picotar esse horário de trabalho, fazendo cargas horárias de 4 minutos, para colocar esses jovens para trabalhar nos chamados momentos de pico, em que eles fazem uma regra de três em que muitos desses jovens acabam recebendo menos de um salário mínimo”, afirmou.
PT na Câmara