Petistas elogiam indicação de Flávio Dino ao STF: “Melhor nome para ser guardião da Constituição”

Flávio Dino foi indicado ao STF pelo presidente Lula para assumir a vaga da ex-ministra Rosa Weber. Foto: Gustavo Bezerra

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara nesta terça-feira (28/11) para elogiar a escolha de Flávio Dino para a vaga aberta pela ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente do Supremo Tribunal Federal. A indicação de Dino, atual ministro da Justiça, para o Supremo foi anunciada pelo presidente Lula na segunda-feira (27/11) e a sabatina dele na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal já está marcada para o dia 13 de dezembro. “Não tem melhor nome para ser um guardião da Constituição”, resumiu o deputado Welter (PT-PR).

Welter enfatizou que Flávio Dino é “terrivelmente” democrático. “E por que ele poderá ser ministro da Suprema Corte? A nossa oposição queria acabar com o STF! Todo mundo queria fechar o Supremo no ano passado! Muitos falavam isso! Era um absurdo! Querem um guardião melhor para a Constituição do que um ex-juiz — que já foi deputado federal, é atual ministro da Justiça, é senador, foi governador — para compreender, interpretar a Constituição e ser o guardião da Constituição? Não existe melhor quadro do que Flávio Dino!”, defendeu.

Na avaliação de Welter, o presidente Lula é sábio quando escolhe um nome como este (Flávio Dino), “porque tem visão de Estado, e é defensor da democracia, como poucos!”.

“Terrivelmente democrático”

O deputado Flávio Nogueira (PT-PI) também rebateu críticas de deputados bolsonaristas ao nome de Flávio Dino. “No passado, o presidente Bolsonaro falava em nomear um ministro ‘terrivelmente evangélico’ para uma vaga no Supremo. E por que tinha que ser terrivelmente evangélico? O STF não é uma igreja. Já o Lula prefere indicar o Flávio Dino, que é um jurista terrivelmente democrata”, comparou.

Flávio Nogueira também rebateu as críticas desferidas a Flávio Dino por sua atuação política. “Mas que mal tem isso? Dino é um homem consagrado nas urnas: foi deputado federal, duas vezes governador e, mais recentemente, eleito senador da República. E por que não pode ser ministro do Supremo?”, questionou o deputado piauiense. Ele ainda recordou que vários deputados e senadores já foram indicados para a Suprema Corte, com base nos conhecimentos jurídicos. E citou Adauto Lúcio Cardoso, que presidiu a Câmara dos Deputados e, depois, foi indicado para o STF. “O Adauto foi um grande ministro, que teve a coragem de se rebelar contra uma lei imposta pela Ditadura Militar”, lembrou.

O deputado Marcon (PT-RS) elogiou a indicação de Flávio Dino e afirmou que até entendia a oposição pode ser contra o seu nome para o STF. “Ser contra a indicação, isso nós respeitamos, mas dizer que o ministro Flávio Dino não tem qualificação… Vão arrumar argumento em outro lugar!”, criticou, sem esconder a indignação.

Ele citou que Flávio Dino foi aprovado em primeiro lugar num concurso para juiz federal. “Ficou em primeiro lugar numa disputa que é muito grande. Depois, foi deputado desta Casa, foi governador do Maranhão, foi o senador mais votado do seu estado e atualmente é ministro da Justiça. É isso, o ministro Flávio Dino vai ser um ministro do Supremo de alta qualidade, de alto currículo, de alta estatura técnica e de respeito à Constituição Federal”.

Competência e compromisso

Deputado Merlong Solano – Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O deputado Merlong Solano (PT-PI) também se uniu aos discursos em defesa da indicação de Flávio Dino. “Quero me unir ao coro daqueles que cumprimentam o presidente Lula pela excelente decisão de convidar, de indicar o ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. Naquela Corte, com certeza ele vai ajudar a fortalecer o papel de guardião da Constituição, de defesa da democracia e de respeito ao devido processo legal. Parabéns, Flávio Dino, você lá também dará um grande show de competência e de compromisso com o Brasil”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) enfatizou que tem certeza de que Flávio Dino vai defender a Constituição, “porque é um homem honrado, sério, comprometido com a democracia brasileira”. O deputado argumentou que Dino passou pelas três esferas de Poder da República, tem experiência e tem capacidade. “Eu sei que ele vai fortalecer o Supremo Tribunal Federal e eu não tenho dúvida de que ele vai analisar sempre de acordo com a Constituição Federal. Não haveria, neste momento, nome melhor do que o dele para ser indicado ao Supremo Tribunal”, reiterou.

Deputado Tadeu Veneri. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

E o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), ao elogiar a indicação de Flávio Dino disse que acredita que Dino cumpre todas as qualificações necessárias e será aprovado na sabatina do Senado.

Quem é Flávio Dino

Atual ministro da Justiça e Segurança Pública, o maranhense Flávio Dino tem 55 anos e ampla experiência nos setores público e privado. Graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991 e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, já atuou como advogado, professor, político e magistrado.

Foi eleito senador da República no pleito de 2022 e exerceu os cargos de governador do Maranhão (2015 a 2022), deputado federal (2007 a 2014) e presidente da Embratur (2011 a 2014). Entre 1994 e 2006, ocupou a função de Juiz Federal da 1ª Região e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil de 2000 a 2002.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100