Ana Pimentel e lideranças destacam papel democrático da universidade pública

Semana da Educação. coordenada pela deputada Ana Pimentel. Foto: Gustavo Bezerra

A Semana da Educação Superior, proposta e presidida pela deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), destacou o papel fundamental do ensino superior público na reconstrução e consolidação de um projeto democrático de País. Durante os dias 23 e 24 de agosto, o evento, uma articulação da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), sediou três audiências públicas debatendo temas relacionados ao ensino superior além de ser lançada a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas. As sessões tiveram a participação de integrantes da FPME e diversas lideranças ligadas à educação nacional.

“Estamos defendendo um projeto de País que coloca como centro a educação e, ao mesmo tempo, a defesa radical dos direitos da nossa juventude, que são os direitos da população brasileira. A defesa da autonomia universitária caminha junto com a defesa da liberdade de pensamento, com a defesa da produção científica, que foi exatamente o que a ditadura militar tentou cercear cotidianamente. Foi dentro das universidades que colocaram tanques. E foi, ao mesmo tempo, nos últimos anos, foi dentro das universidades que ocorreram os ataques sistemáticos ao que nós produzíamos na educação: o ataque aos professores, o ataque à comunidade científica, foi algo cotidiano no projeto do governo Bolsonaro”, lembrou Ana Pimentel.

No dia 23, Semana da Educação Superior teve abertura pela manhã com a audiência “O papel das Universidades e dos Institutos Federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades”. À tarde, o debate girou em torno da “Autonomia universitária na eleição de reitoras e reitores das universidades federais”. Durante as sessões, parlamentares bolsonaristas fizeram ataques ao ensino superior público e à comunidade acadêmica, mas foram prontamente rebatidos.

“Reconstruir o País passa por defender a ciência, passa por defender a tecnologia, algo fundamental inclusive para o desenvolvimento econômico do nosso País. E passa também por dizermos para a nossa população, que sim, a juventude pode sonhar e entrar para as universidades, pode sonhar com emprego digno e de qualidade. Faz todo sentido um deputado bolsonarista dizer que construir novas instituições de ensino é para produzir mais imbecis. Porque, de fato, esse é o projeto que eles defendem, um projeto terraplanista de ataque à ciência”, retrucou Ana Pimentel.

Mulheres na carreira científica

O evento foi encerrado no dia 24, com a audiência pública “Desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica”, que versou em torno de iniciativas de equidade de gênero na academia.

“O fenômeno de exclusão de mulheres à medida que aumenta seu grau de formação, com dificuldade de acesso e continuidade na carreira acadêmica e científica, se expressa ainda mais quando acrescentamos recortes de classe, raciais e a maternidade”, destacou Ana Pimentel.

 

Assessoria de Comunicação deputada Ana Pimentel

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100