A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público será lançada no dia 15 de agosto, às 15h, durante cerimônia no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Um dos principais objetivos da frente é a universalização dos serviços de saneamento em todas regiões do País, inclusive na área rural, além de viabilizar o atendimento da população mais carente. O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) será o presidente do colegiado.
Dados do Ministério da Saúde apontam que para cada real investido em saneamento são economizados R$ 9 em atendimentos na área da saúde. Atualmente, cerca de 80% dos recursos investidos em serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos são feitos por empresas públicas, conforme levantamento da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE).
As estatísticas demonstram que as empresas públicas, que não priorizam a busca incessante pelos lucros, são fundamentais para o País cumprir a meta de universalizar os serviços de saneamento até 2033, com 99% dos brasileiros tendo água tratada em suas torneiras e 90% dispondo da coleta e tratamento do esgoto sanitário.
A frente, presidida pelo deputado Joseildo Ramos, terá como vice o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) e como secretário-geral o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos