Deputados do PT repudiam declarações xenofóbicas de Zema contra o Nordeste

Parlamentares da Bancada do PT repudiaram hoje (8) as declarações xenofóbicas e preconceituosas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), contra o Nordeste. Os deputados criticaram a defesa de Zema de colocar o Sul e o Sudeste contra o Nordeste e apontaram a ignorância do governador de Minas, por desconhecer o papel do estado na integração nacional e também a existência de 246 municípios mineiros que recebem benefícios da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) .

O vice-líder do governo na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), se solidarizou com os nordestinos e frisou que Zema desrespeitou os mineiros com ataques em que visou colocar o Sul e o Sudeste contra o Nordeste. “É preciso dizer que isso é o Zema; não é Minas Gerais. Minas Gerais é Guimarães Rosa, que cravou que Minas são muitas” e é “uma fusão importante de culturas e povos”.

Deputado Rogério Correia. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O parlamentar assinalou que, ao contrário do governador do Novo, o povo mineiro é muito acolhedor, em especial o do Vale do Jequitinhonha, região que foi diretamente atacada por Zema. Segundo Rogério Correia, o preconceito de Zema é sobretudo contra os pobres. “Então, ele tem preconceito com a parte pobre de Minas também, e faz esse ataque aos mineiros”, observou.

Norte de Minas

O deputado recordou que Zema já havia atacado o Norte do estado antes, quando criticou a região por não se desenvolver e não atrair indústrias e disse, literalmente, que as empresas deviam ir para a região já que os trabalhadores de lá aceitariam qualquer emprego de R$ 200,00. “Isso ele falou do povo mineiro do Jequitinhonha. Então, o preconceito dele não contra o Nordeste, mas se dá porque ele realmente não consegue conviver com aqueles que são os trabalhadores do povo”, comentou Correia.

Segundo ele, Zema só pensa no chamado mercado, em “vender e vender”, tanto que tem insistido em privatizar a Cemig e Copasa, duas estatais com lucros bilionários anuais. Rogério Correia pediu para os nordestinos não considerarem a fala de Zema como de algum mineiro, “mas sim de alguém do mercado que não está interessado em fazer com que o Brasil cresça, que combata as desigualdades, seja unificado e o povo mais pobre possa se beneficiar do desenvolvimento”.

Divisão do País

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) também repudiou a fala preconceituosa de Zema na qual propôs a divisão do País. “Esquece o governador que boa parte do estado de Minas Gerais está no semiárido. Quase a metade dos municípios de Minas Gerais está hoje na área mineira da Sudene”, observou. “A fala do governador é segregadora, separatista, discriminatória, enquanto temos o presidente Lula trabalhando pela unidade do País”.

Deputado Leonardo Monteiro. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Helder Salomão (PT-ES) condenou a proposta de Zema, de organizar uma Frente Sul-Sudeste contra o Norte e o Nordeste. “Eu sou da Região Sudeste do País, mas quero dizer que o governador de Minas mostra, com essa proposta, todo o seu preconceito, sua visão supremacista ao desconsiderar a importância econômica, estratégica, ambiental, cultural e histórica das Regiões Norte e Nordeste do País. É uma visão de quem quer desunir o Brasil, de quem quer estimular o conflito ao invés de unir o Brasil em torno de um projeto de Nação”, afirmou.

O deputado capixaba disse que a fala de Zema é um “desserviço” ao País, já que é preciso considerar a importância de todas as regiões de um país de dimensões continentais. “E é preciso trabalharmos, como tem feito o Presidente Lula, para unir o Brasil. Esta visão excludente, preconceituosa do governador de Minas Gerais é efetivamente lamentável e deve, sim, ser repudiada”.

Deputado Helder Salomão. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pobreza cognitiva

O deputado Flávio Nogueira (PT-PI) observou que Zema estarreceu o Brasil com sua xenofobia e preconceito e cogitou a hipótese de o governador mineiro “sofrer de pobreza cognitiva”. Segundo Nogueira, Zema “não reflete, não pensa, não toma conhecimento de que vivemos outra época, outro clima, não o clima do ano passado, quando, durante 4 anos, ouvimos declarações absurdas, declarações que sempre provocavam o descontentamento de pessoas, de regiões, de estados”.

Deputado Flávio Nogueira. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado piauiense criticou a ignorância de Zema e destacou que Minas sempre teve papel histórico na integração nacional. Lembrou que no século XIX o mineiro Bernardo Pereira de Vasconcelos fez com que o Brasil não perdesse a sua unidade, evitando, junto com outros líderes da época, que “o Brasil não se esfacelasse e as províncias não se tornassem cada uma delas uma República”. E completou: “Portanto, o País unitário devemos a muitos mineiros. E esse Governador de Minas Gerais não aprendeu com seus conterrâneos.”

Fernando Mineiro (PT-RN) igualmente repudiou a proposta separatista de Zema e disse que o governador mineiro quer entrar na disputado do espólio do bolsonarismo, derrotado nas urnas no ano passado. “Há uma disputa em curso no Brasil, e é importante que essa disputa seja explicitada, para que a sociedade conheça os atores e os personagens da história dessa quadra brasileira, do período que nós estamos passando. Infelizmente, nós temos ainda esse tipo de ação que precisa ser combatida”.

Deputado Fernando Mineiro – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100