Petistas criticam Ricardo Salles por defender o Golpe Militar de 1964 durante reunião da CPI do MST

Representantes da Bancada do PT na CPI do MST - Foto: Gustavo Bezerra

Além de criminalizar os movimentos sociais que lutam pela reforma agrária e atacar o governo Lula, a CPI do MST foi palco nesta terça-feira (1º) de um ataque direto à democracia brasileira. Durante depoimento do general Gonçalves Dias na CPI, o relator Ricardo Salles (PL-SP) defendeu a falsa narrativa de que o Golpe Militar de 1964 ocorreu para evitar a “instalação do comunismo no Brasil”. O relator tentou ainda constranger o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) a defender o golpe militar de 1964. A atitude Salles foi duramente questionada por petistas na CPI.

Durante a utilização de seu tempo como autor do requerimento de convocação do militar, Ricardo Salles fugiu do motivo da convocação de Gonçalves Dias – que seria a explicação sobre hipotéticos relatórios de Inteligência elaborados pela Abin (Agência Brasileira de Informações) sobre atividades do MST – para tentar arrancar dele um apoio ao Golpe Militar de 1964. Salles indagou ao militar se ele concordava com a afirmação de que o “movimento de 64 salvou o Brasil do comunismo”. O relator alegou que a sua pergunta teria nexo com o tema da CPI porque, segundo ele, o MST defende a “implantação do comunismo no Brasil”.

Ao responder Ricardo Salles, o general G Dias – como é conhecido – respondeu que esse não era o tema de sua convocação e que não falaria sobre o assunto. Contrariado, o relator disse na sequência que esse gesto revelava uma “posição ideológica” do militar e que seria “uma vergonha perante seus companheiros de farda”. Bolsonaristas chegaram ao cúmulo de distribuir pedaços de melancia no plenário, em uma alusão utilizada durante a ditadura que classificava militares contrários ao golpe militar como “verdes” por fora e “vermelhos” (comunistas), por dentro.

Pela liderança do governo Lula na Câmara, o deputado Alencar Santana (PT-SP) lamentou que, em pleno século XXI, ainda exista no Brasil um parlamentar que defenda o Golpe de 1964. “Quero lamentar os que aqui defendem o Golpe de 64. Aquilo não foi um movimento. Movimento é o MST, que se organiza de forma diversa e que usa o protesto para ter conquistas. Aquilo (que ocorreu em 1964) foi um golpe sangrento, duro e violento que deixou feridas severas neste País e ainda tem gente que dizendo que aquilo foi bonito. Que “ordem” é essa que baixou o sarrafo, matou e torturou? Não podemos compactuar com isso”, afirmou o petista.

PT vai acionar Conselho de Ética contra Salles

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), anunciou que vai acionar o Conselho de Ética contra o Ricardo Salles por defender o Golpe de 64.   “Estamos dentro de um Congresso Nacional que foi fechado pela ditadura militar em 1964. No entanto, veja como a democracia é uma benção. Ela dá direito, inclusive, aqueles que são contra ela de falar. Nós vamos buscar um processo na Comissão de Ética porque não é possível um deputado eleito para o Congresso fazer apologia à ditadura, defender o golpe de 1964 e desmerecer a democracia”, afirmou Gleisi Hoffmann.

A presidenta do PT criticou ainda o relator por tentar pressionar o depoente a apoiar o golpe militar. Ela lembrou que o general G Dias compareceu à CPI protegido por um habeas corpus do STF (concedido pelo ministro André Mendonça) garantindo a ele o direito de não sofrer constrangimentos. Dirigindo-se ao presidente da CPI do MST, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), Gleisi cobrou dele que garantisse esse direito ao depoente.

“É obvio que o senhor, presidente, não pode intervir no conteúdo das perguntas. Porém, o próprio Regimento Interno da Câmara afirma que as perguntas a depoentes não podem desviar do tema da convocação. Aliás, o habeas corpus do STF dá ao general o direito de não ser constrangido”, alertou.

Relatório da ABIN

Sobre o objetivo da convocação, o general G Dias destacou que, entre 02 de janeiro e 21 de março – período em que a Abin esteve na estrutura do GSI sob seu comando -, nunca recebeu relatório algum sobre o MST.

Convocação de Rui Costa

Durante a reunião da CPI o presidente do colegiado, deputado Tenente-Coronel Zucco, colocou em votação requerimento do relator Ricardo Salles – que não estava na pauta – convocando o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Pela proposta, o integrante do governo Lula prestaria depoimento – como testemunha – para esclarecer a existência de hipotéticos relatórios da ABIN sobre o MST.

Parlamentares petistas criticaram a ausência de fato determinado que justificasse a convocação do ministro de Lula. O deputado Nilto Tatto (PT-SP) ressaltou que “a tentativa de trazer o ministro Rui mostra claramente que a intenção da maioria dessa CPI é tentar intimidar o governo para não fazer aquilo que estava no plano de governo, que é fazer as políticas públicas de reforma agrária e de produção de alimentos saudáveis”.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) disse que os trabalhos da CPI começaram mal após o recesso parlamentar de julho. “Fica nítido que esta CPI se transformou em palanque político e não quer fazer investigações. Porém, quero registar aqui que todos os ministros que vieram a Câmara deram todas as explicações. Se o ministro Rui Costa vier, porque vocês (bolsonaristas) têm votos suficientes para aprovar o requerimento, ele vai ser muito transparente e vocês é que vão ficar constrangidos com essa perseguição política”, disse.

A maioria bolsonarista conseguiu aprovar o requerimento de convocação de Rui Costa com 14 votos favoráveis e 10 contrários.

Também participaram da reunião da CPI os deputados petistas Paulão (AL), Padre João (MG) e Marcon (RS) e João Daniel (SE).

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100