Petistas homenageiam trabalhador doméstico e defendem direitos

beneditaplen
Foto: Gustavo Bezerra
 
Discursos emocionados marcaram a sessão solene promovida pela Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Trabalhador Doméstico, comemorado no último dia 27 de abril. A sessão, realizada nesta terça-feira (29), teve a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) como uma das propositoras. 
 
Para render homenagem à categoria, a deputada Benedita presidiu a sessão trajando o uniforme de doméstica, profissão por ela já exercida. “Não é demagogia estar aqui. É algo da pele, do coração, das veias e da luta”, afirmou Benedita. 
 
“Estar aqui significa que nós trabalhadores domésticos podemos, dentro do entendimento, fazer com que todos os segmentos como o governo, Congresso Nacional, federação e outras organizações de trabalhadores possam estar conosco nessa grande batalha”, enfatizou a petista.
 
Benedita citou que as empregadas domésticas só tiveram a profissão reconhecida por lei em 1972. Ela lembrou também que uma das primeiras brasileiras a ter a carteira assinada foi Lenira Carvalho, fundadora e presidente de honra do Sindicato dos Empregados Domésticos de Recife, Pernambuco. De acordo com a petista, foi a partir daí que começou a organização da categoria. 
 
Para Benedita da Silva, a luta empreendida por essa pioneira pelos direitos dos empregados domésticos merece reconhecimento do Congresso Nacional. “A vida e luta de uma cidadã que quase passou pelo anonimato, sendo reconhecida apenas por sua categoria, deve constar nos registros históricos desta Casa”, recomendou.
 
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) também reconheceu que muitos avanços conquistados pela categoria ocorreram graças à atuação incessante de Lenira Carvalho. Para ele, a luta dos trabalhadores domésticos, além de garantia de direitos, é contra o preconceito e a discriminação. 
 
“Essa luta é muito mais contra a cultura da opressão, da discriminação, do racismo e a cultura odiosa de enfrentamento de classe que presenciamos nessa caminhada”, observou Fernando Ferro. 
 
Em seu pronunciamento, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) reconheceu os avanços “extraordinários” da Constituição de 1988, mas, segundo ele, mantém dívidas com os trabalhadores. “Estamos avançando, mas precisamos avançar ainda mais para igualar os direitos dos trabalhadores brasileiros e acabar com essa iniquidade que a história brasileira insiste em perpetuar”, lamentou Amauri Teixeira. 
 
EC 72 –  Os petistas avaliam que foram necessários mais de 40 anos para se fazer avançar a legislação que amplia os direitos desses trabalhadores. Eles se referiram à aprovação da Emenda Constitucional 72, que estendeu ao empregado doméstico, direitos assegurados aos demais trabalhadores, como seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de horas extras, adicional noturno entre outros.
 
Para eles, para continuar nesse caminho, a Câmara precisa aprovar com urgência o projeto de lei complementar (PLP 302/13), que regulamenta os direitos e deveres do empregado doméstico, estabelecidos Emenda Constitucional 72. Os itens que precisam de regulamentação são originários da PEC das domésticas. À época, a proposta foi relatada pela deputada Benedita da Silva.
 
OIT – A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) que discursou em nome da bancada do PT apontou a ratificação da Convenção 189 da OIT como ponto fundamental para ampliar direitos dos trabalhadores domésticos. 
 
“A regulamentação da EC 72 precisa ser aprovada, mas, mais que isso, precisamos aprovar a Convenção 189 que estabelece que os trabalhadores domésticos tenham os mesmos direitos básicos de outros trabalhadores. O Brasil precisa ratificar essa Convenção”, defendeu Janete Pietá. 
 
A Convenção 189 foi aprovada em junho de 2011 na Conferência Internacional do Trabalho da OIT. Ela já foi ratificada por 8 países. No Brasil, a convenção recebeu parecer favorável do Ministério do Trabalho e aguarda parecer do Ministério de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
 
Benildes Rodrigues
 
Ouça o Deputado Eudes Xavier na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100