Parlamentares da Bancada do PT na Câmara participaram da Cúpula de Chefes de Estado Celac-União Europeia, em Bruxelas, nessa semana, juntamente com o presidente Lula. As deputadas Luizianne Lins (CE), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR); Jack Rocha (ES), 1ª vice-presidente da CDHMIR; Ana Paula Lima (SC) e o deputado Pedro Uczai (SC) integraram a comitiva que debateu a cooperação nas agendas de clima e desenvolvimento sustentável entre Brasil e União Europeia. O encontro foi organizado pela Plataforma Cipó em conjunto com a Fundação Europeia para os Estudos Progressistas (FEPS).
O evento reuniu parlamentares progressistas brasileiros e europeus para debater oportunidades de avanço da cooperação bilateral de forma justa e com ênfase nas áreas de clima, transição tecnológica e energética, desenvolvimento sustentável, industrialização verde e direitos humanos. “Estamos aqui pelo bem do Brasil, cuidando do meio ambiente, protegendo os agricultores e a nossa indústria. O Brasil voltou”, afirmou o deputado Pedro Uczai.
Durante o evento, a deputada Jack Rocha, destacou os esforços do governo Lula no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris, ao ressaltar os esforços que já estão em prática para zerar o desmatamento da Amazônia.
Igualdade salarial
A deputada capixaba também aproveitou a ocasião para divulgar a Lei 14.611/2023 da igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, da qual foi relatora na Câmara dos Deputados. Segundo a congressista, a lei combate desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho e poderá servir de modelo ao mundo. “A manutenção dessas disparidades de renda, os desníveis de oportunidades e o não aproveitamento do bônus de gênero refletirão no crescimento do PIB mundial para 2030, que será de um trilhão de dólares menor. No entanto, caso sejam corrigidos esses desníveis, a riqueza mundial terá um incremento de 13 trilhões de dólares”, observa Jack Rocha.
A deputada Ana Paula Lima disse que além de debater o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, também foi discutida a “defesa da democracia, da relação comercial, do desenvolvimento sustentável e da justiça social para os povos da América Latina e o Caribe”.
Reforma Agrária
Em suas intervenções, Jack Rocha também falou sobre os riscos que existem da concentração de terra na construção do desenvolvimento sustentável e a importância da Reforma Agrária, do fortalecimento da agricultura familiar para a soberania alimentar e da demarcação de terras indígenas e quilombolas para o combate à fome no Brasil. Ela ainda alertou para as consequências da crise climática, especificamente quanto ao racismo ambiental.
Encontro com Lula
Os parlamentares petistas também se encontraram com o presidente Lula e com a primeira-dama, Janja da Silva, na última terça-feira (18). Lula participou da Cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).
Para o presidente Lula, essa foi a edição da Cúpula mais exitosa, tanto que, ao seu lado, a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a Europa investirá R$ 242 bilhões na América Latina e no Caribe.
Na Cúpula também avançou a construção do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que pode ser concluído ainda este ano. “Com Lula, o Brasil voltou definitivamente a ser protagonista mundial e tem conquistando avanços importantes nas pautas de direitos humanos, clima, transição energética e desenvolvimento sustentável”, assegurou Jack Rocha.
PT na Câmara com assessorias dos mandatos