Foto: ParticipaBr
O Brasil sedia a partir desta quarta-feira (23), em São Paulo, o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, evento organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, fórum que reúne entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet.
Virgílio Almeida, coordenador do NETmundial e do CGI.br, falou ao Blog do Planalto sobre o encontro, destacando o protagonismo do Brasil em governança na Internet e a aprovação do Marco Civil da Internet.
“O Brasil, no que se refere à governança da Internet, está numa posição muito confortável, por várias razões. Uma delas é porque existe no Brasil o CGI.br, criado há quase 20 anos, que funciona, que é reconhecido internacionalmente como modelo de sucesso para se fazer a governança da Internet. Segundo, porque o Brasil está vendo no momento a aprovação do Marco Civil da Internet, que é uma legislação também avançada, construída com a participação popular e que garante direitos para os cidadãos da internet e também responsabilidades. E terceiro porque o Brasil é um dos maiores países em termo de usuários da Internet, temos mais de 100 milhões de usuários. Então isso mostra que o país tem uma liderança nesse setor, no que se refere a ideias do futuro da governança da Internet”, afirmou.
Segundo o coordenador, que também é secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, o evento atrai a atenção de pessoas do mundo inteiro, com mais de 800 participantes de 90 países que vão discutir quais princípios devem orientar a governança da Internet e quais são os elementos concretos para se fazer essa governança.
“Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema. O objetivo do encontro é consolidar propostas com base nestes dois tópicos. O NetMundial representa o início de um processo para a construção dessas políticas no contexto global, seguindo um modelo de pluralidade participativa. Com este objetivo de reunir representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no mundo, o NetMundial foi concebido”, declarou.
Blog do Planalto
NET MUNDIAL Ao vivo