Conselho de Ética: Deputadas denunciam violência política na Câmara

Deputadas protestam contra violência de gênero. Foto: Gabriel Paiva

“Não vão nos calar”, “não vão nos intimidar” e “Marco Temporal, não” são frases de alguns dos cartazes que as deputadas Erika Kokay (PT-DF), Juliana Cardoso (PT-SP), Célia Xakriabá (Psol-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Fernanda Melchionna (Psol-RS) portaram na coletiva de imprensa em que protestaram contra a tentativa de cassação de seus mandatos, nesta quarta-feira (14), na Câmara Federal.

As deputadas afirmam que são alvos de machismo e violência política, além de tentarem cercear seus direitos de protestar contra aquilo que acreditam ser um genocídio contra os povos indígenas. “Hoje foi praticada uma verdadeira violência contra a liberdade de expressão, e se transformou o Conselho de Ética em um verdadeiro processo de tentativa de calar, expulsar e impedir as diferenças de opiniões”, apontou a deputada Erika Kokay.

A parlamentar denunciou que todas as representações apresentadas contra a violência de gênero praticada por parlamentares da extrema direita nunca foram abertas. “É bom lembrar que o Conselho de Ética desta casa nunca implementou nenhuma punição acerca de violência de gênero, nenhuma punição nem das mais brandas ouve. Mas nós, num tempo absolutamente recorde – de quatro horas – estamos aqui com um processo para cassar os nossos mandatos, abertos no Conselho de Ética, porque nós falamos que é um genocídio o Marco Temporal”, sustentou Erika Kokay.

“Eu não consigo compreender que uma casa legislativa que pensa nos direitos da população, que tem que resguardar as leis e os direitos dos nossos povos, consegue, em menos de 10 dias, colocar um projeto como o Marco Temporal que assassina os nossos povos nos seus territórios”, lamentou a deputada Juliana Cardoso, que é indígena. Para ela, assassinos são aqueles “que colocam as canetas para que os tratores passem em cima do nosso povo”. A deputada adiantou que não será “intimidada ou calada”.

Conselho de Ética

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou, hoje, processos disciplinares contra as seis deputadas. No último dia 31 de maio, o presidente da Câmara, Arthur Lira, numa agilidade incomum, remeteu ao Conselho uma ação do PL, protocolada na véspera, contra as parlamentares do PT e do do Psol.

Assinada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Netto, o documento acusa as parlamentares de esquerda de quebra de decoro por terem chamado de “assassinos” deputados que votaram a favor do Marco Temporal (PL 490/07) que limita a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Solidariedade

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), se solidarizou com as companheiras de luta e disse que é uma “situação muito difícil” que elas estão enfrentando. “Nos últimos tempos temos vivido a violência política dentro e fora do Parlamento. A extrema direita, o grupo bolsonarista, tem atacado as mulheres incessantemente com palavrões, ameaças e até com disposição física de enfrentamento”.

Ela também denunciou que as diversas representações contra esses deputados continuam engavetadas. “Fizemos diversas representações no Conselho de Ética de casos muito graves e elas não foram para frente, ficaram engavetadas e paradas”.

Para Gleisi, a Comissão de Ética está cometendo uma “violência política sem precedentes”. “O que está em jogo é o processo democrático, é o direito de se manifestar politicamente e contra a violência política que acontece nesse País. Não ao Marco Temporal, e não nos intimidaremos”.

“Não basta para nós apenas prestar o apoio, é ocupar a tribuna desta Casa, é fazer cobrança nas ruas, é se colocar inteiramente contra essas atitudes”, cobrou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) que coordena a Bancada Feminina da Câmara.

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100