Atendendo a um requerimento apresentado deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) se reúne na próxima quarta-feira (31), para ouvir o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, sobre a compra de equipamentos e de programas de espionagem realizados pela Agência nos últimos seis anos, nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Segundo Zarattini, que integra a CCAI, a Abin precisa explicar os critérios adotados para a realização de compras milionárias. “Os gastos com tecnologias de espionagem aumentaram de forma considerável nos últimos anos e nós queremos explicações sobre isso. As compras alcançaram cifras milionárias sem nenhuma informação pública da Abin sobre os procedimentos e necessidade da aquisição dessas ferramentas”, disse.
Além do diretor-geral da Agência, também deve comparecer à Comissão o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para apresentar as iniciativas, os desafios e as perspectivas da política de inteligência do País.
A CCAI é composta por deputados federais e senadores e suas reuniões são secretas, conforme determinação da Resolução nº 2/2013 do Congresso Nacional, em razão da apresentação de informações sigilosas.
Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini