Rogério Correia comemora maioria parcial no TRF-6 contra mineração na Serra do Curral

Deputado Rogério Correia (PT-MG) - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Rogério Correia (PT-MG) anunciou na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (23), a maioria formada no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) para impedir empreendimentos minerários da Taquaril Mineração S/A (Tamisa) na Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte. “A decisão ainda é parcial, uma câmara do TRF-6 votou hoje e já formou maioria por dois desembargadores a um para manter suspensa a licença de mineração na Serra do Curral”, comemorou.

Rogério Correia explicou, para quem não conhece a capital mineira, que a Serra do Curral é uma serra muito importante – e hoje é patrimônio histórico. “Inclusive, dá o nome de Belo Horizonte. Ali também há um manancial de água. Tudo isso tem uma importância grande para os belo-horizontinos. Infelizmente, ela vem sendo minerada, muitas vezes, também sofre crises imobiliárias, especulações. Nós viemos há muito fazendo a defesa da Serra do Curral. Conseguimos, portanto, uma vitória importante: a suspensão da empresa Tamisa, que tinha autorização do governo do estado para minerar no local”.

O parlamentar mineiro disse ainda que apresentou uma indicação e já conversou com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e também com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para que seja criado um parque nacional na Serra do Curral. “Apresentamos à Mesa — vamos pedir o apoio de todos — um requerimento assinado por mim, pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), pela deputada Ana Pimentel (PT-MG), pela deputada Duda Salabert (PDT-MG) e pela Deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG). Nós temos uma intervenção na questão ambiental muito forte na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, completou.

Rogerio Correia reitera que hoje, foi uma vitória importante. “Entretanto, nós pedimos a mobilização de todo o povo de Minas Gerais para a defesa da Serra do Curral. Não é possível permitir logo ali um processo de mineração”. O parlamentar enfatizou que Belo Horizonte depende dessa serra no que diz respeito ao clima, como também à preservação de nascentes e da Mata Atlântica. “É um bioma importante, é uma serra fundamental para que nós tenhamos qualidade de vida”.

O parque nacional, argumentou, permitirá condições de acesso para turismo. “Criar esse parque, com certeza, será uma vitória para o povo de Belo Horizonte. Há concordância da prefeitura. Pesquisas demonstram que a imensa maioria do povo de Belo Horizonte quer a manutenção da Serra do Curral sem mineração”, afirmou.

O deputado encerrou parabenizando o TRF-6 pela decisão de hoje. “E que não voltem atrás, que garantam a Serra do Curral para os belo-horizontinos e para os mineiros”.

Maioria temporária

Apesar da formação da maioria, o resultado de hoje não é definitivo. Isso porque o terceiro desembargador responsável pelo caso pediu vistas ao processo. A prerrogativa de vistas serve para um magistrado ter mais tempo para analisar a questão e fundamentar seu voto. Uma audiência vai acontecer a fim de seguir com a votação. Ainda não há data.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100