CPI discute denúncias de abuso em categorias de base do futebol do Amazonas

erikaexxploracao
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara
 
A CPI da Exploração Sexual promoveu audiência pública na terça-feira (8)  para discutir denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas categorias de base do futebol do Amazonas.
 
O Presidente da Federação Amazonense de Futebol, Dissica Valério Tomaz, convidado para a audiência, afirmou que nunca recebeu denúncia de abuso ou exploração sexual nas escolinhas de futebol e disse que a ingerência da Federação em relação às escolas é mínima, já que elas são de cunho privado. Dissica afirmou que irá aguardar as investigações do Ministério Público e encaminhar o resultado aos tribunais de justiça desportiva.
 
A presidente da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), afirmou que “é preciso reconhecer o problema para enfrentá-lo. Não é ignorando as denúncias que vamos contribuir para o combate à violência sexual”, afirmou. A deputada sugeriu ao presidente incorporar à Ouvidoria da Federação um canal para receber denúncias de abuso e exploração sexual e divulgá-lo amplamente.
 
A relatora da CPI, deputada Liliam Sá, sugeriu que a Federação faça uma campanha para alertar os pais sobre essa questão. “Muitas vezes os treinadores falam para os pais que o filho tem muito talento e levam esses meninos para outros estados, onde eles vivem em condições insalubres, sofrem abuso e os pais não têm noção de que isso está acontecendo”, disse.
 
Os parlamentares propuseram organizar um pacto no estado, com a participação do Ministério Público, poder executivo e todos os clubes de futebol do Amazonas para assinarem uma carta-compromisso e, de forma pioneira, se comprometerem com o fim da violência sexual nas escolas de futebol do Amazonas.
 
Dissica se comprometeu com o pacto e elaboração de campanhas e afirmou estar inteiramente disposto a colaborar com os trabalhos da CPI.
 
Erika destacou que também é preciso legislar para que os clubes possam ser responsabilizados. “Estaremos trabalhando na perspectiva de desenvolver novos marcos legais para estabelecer responsabilidades penais e de fiscalização para os clubes, além do atendimento a essas vítimas, para que possam ressignificar suas vidas”, afirmou.
 
A CPI voltará a Manaus no início de junho para assinar o referido pacto. A próxima reunião da comissão acontecerá na terça-feira, dia 15.
 
Assessoria Parlamentar
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100