Zeca Dirceu defende ação conjunta para proteção e preservação do meio ambiente

Foto: Divulgação do mandato do deputado Zeca Dirceu

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), defendeu na quinta-feira (4), junto ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho Mendonça, a atuação conjunta com órgãos estaduais para fazer frente aos principais problemas do Paraná. “Discutimos a erosão de solos urbanos e rurais, além do assoreamento de rios importantes do estado”, afirmou.

“Também debatemos formas de preservar os remanescentes florestais e as nascentes, uma contribuição importante para os programas de reflorestamento do governo Lula, principalmente com a preservação das árvores símbolo do estado: as araucárias”, completou.

Na audiência com Rodrigo Agostinho Mendonça, o deputado também defendeu a implantação de força tarefa entre Ibama e ICMBio para o desmatamento zero ilegal e proteção dos parques e unidades de conservação federais.

Campo

A proteção e preservação do meio ambiente, segundo Zeca Dirceu, vai contribuir paulatinamente para reduzir os estragos causados pelas chuvas nas áreas urbanas e rurais, o que traz também prejuízos na agricultura, erosão do solo e o assoreamento dos rios. “Está claro que o desmatamento e o adensamento de áreas insalubres provocam as mudanças climáticas e as calamidades que estamos enfrentando”, disse.

No campo, diz o deputado, é necessário fortalecer e ampliar os programas de conservação e recuperação de solo com ações junto aos produtores rurais. “Esse trabalho específico, por exemplo, pode ser desenvolvido em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e Agricultura e as respectivas pastas em nível estadual, além dos órgãos estaduais e federais nas duas áreas”.

Dados do Embrapa apontam que o Paraná registrou em 2018, mais de 10 toneladas de solo erodidas por ano, um problema ambiental, econômico e agrícola, segundo o deputado.

Mata Atlântica

O deputado ainda entende como importante a atuação conjunta dos governos estaduais e federal na proteção e recuperação da Mata Atlântica, importante bioma brasileiro que abrange 15% do território nacional em 17 estados que concentram 72% da população brasileira e 80% do PIB nacional. “Esses estados, Paraná, em especial, que tem uma das maiores áreas remanescentes, podem ser atendidos com projetos e financiamentos internacionais para a restauração e conservação do bioma”.

O Paraná já faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e pela Rede Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica, formada pelo Brasil, Argentina e Paraguai. As Iniciativas de Referência da Restauração Mundial se tornam elegíveis para receber apoio, financiamento e expertise técnica da ONU.

Junto com Santa Catarina e São Paulo, o Paraná compõe o maior corredor com faixa contínua de Mata Atlântica do mundo. A área, conhecida como Grande Reserva Mata Atlântica, é o maior e mais bem conservado remanescente do bioma no Brasil, com cerca de 28% da área total legalmente protegida e diversas Unidades de Conservação que correspondem a mais de 470 mil hectares.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Zeca Dirceu

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100