Artigo: Golpe de 1964: uma longa noite de 21 anos, por Luizianne Lins

Deputada Federal Luizianne Lins (PT-CE). Foto: Lula Marques

Há exatos 59 anos, o golpe civil e militar contra o governo constitucional do então presidente João Goulart foi o primeiro passo de uma ditadura militar brutal, que prendeu, torturou, assassinou e levou ao exílio centenas de brasileiros e brasileiras. Impôs-se ao país a censura, espionagem, intimidação, terror, arrocho salarial, medo. Povos indígenas foram massacrados, direitos sociais foram abolidos ou suprimidos. Uma longa noite que durou 21 anos e que deve ser lembrada para que não mais se repita.

A repressão foi brutal naquele período. De acordo com o livro Direito à Memória e à Verdade, publicado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 475 militantes morreram sob tortura ou tiveram suas mortes simuladas como suicídios e atropelamentos. Dezenas tiveram suas prisões não assumidas e seus restos mortais desaparecidos. Este número pode, inclusive, ser ainda maior Outras centenas de pessoas tiveram que fugir do país ou viver sob o manto do medo da opressão militar.

A ditadura não será jamais esquecida. Quantos desaparecidos! Quantas famílias que nunca mais viram seus filhos, filhas e novas gerações!

Essa data trágica, comemorada por adeptos do governo neofascista que acabou de sair, sob direção de um ex-capitão, deve ser lembrada sempre, para que o fantasma do autoritarismo não assombre mais o povo brasileiro. Lamentavelmente, o desgoverno militarista passado fez apologia à tortura e à violência, disseminando ódio, rancor, intolerância e aversão à liberdade e à democracia. A necropolítica, o ódio e o autoritarismo de Bolsonaro levaram aos atentados terroristas e golpistas do último dia 8 de janeiro, no Brasil.

Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara e militante dos direitos humanos durante toda a minha trajetória política, reitero que todos os cidadãos e cidadãs brasileiros que prezam a democracia e a liberdade têm que se manter unidos, permanentemente, junto com as instituições, para que tragédias históricas, como o golpe de 31 de março de 1964, não se repitam nunca mais.

É salutar o fato de o Governo Lula ter reaberto a Comissão de Anistia, na véspera do 31 de março. A data escolhida para a primeira reunião da comissão é simbólica, fortalece nossa conexão com antigas lutas, servindo de combustível para as batalhas presentes e futuras. Com lutas de antigos companheiros e companheiras que sabiam, com uma certeza absoluta, que nunca estariam sós, pois sempre haverá quem combata o arbítrio, a mentira e o ódio. É uma luta que transcende gerações.

Nos últimos quatro anos, centenas de processos foram indeferidos por um governo que cultuava a violência e homenageava torturadores, estupradores e assassinos, projeto obscurantista que foi derrotado nas urnas pelo povo brasileiro. Nossa persistência em buscar a verdade e a justiça deriva da compreensão de que o reconhecimento e a reparação por parte do Estado brasileiro pelos seus abusos têm impacto profundo na garantia de demais direitos fundamentais, hoje e amanhã. Especialmente entre as parcelas da população que são historicamente vulnerabilizadas, em razão de sua raça, de sua classe social, de sua crença religiosa ou de seu gênero.

Juntamente com o governo do presidente Lula, vamos resgatar, no Brasil, o respeito e a proteção à democracia e à Constituição, e aos direitos sociais, civis e ambientais de todos os brasileiros e brasileiras. A redemocratização do Brasil custou a destruição de famílias inteiras e a vida de incontáveis brasileiros e brasileiras, que não merecem ser violentados mais uma vez. Viva a democracia! Ditadura nunca mais.

Luizianne Lins é deputada federal (PT-CE) e presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados

Artigo publicado originalmente no PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex