Semana do Nunca Mais: Ministério anuncia ações para celebrar democracia e rememorar crimes cometidos por ditaduras no País

Divulgação/ MDHC

A partir da próxima segunda (27), série de eventos será dedicada à preservação da memória, da verdade, da luta pela democracia e justiça social no país

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, realizará, entre os dias 24 de março e 2 de abril, uma série de iniciativas que pretendem retomar agendas institucionais pela preservação da memória, da verdade, da luta pela democracia e justiça social.

Trata-se da “Semana do Nunca Mais – Memória Restaurada, Democracia Viva”, com início no dia 27 de março. O período proposto corresponde a fases da história do Brasil em que houve ações golpistas e de apagamento cultural , atacando frontalmente a democracia e os direitos humanos.

“Movimentos recentes da nossa história, a exemplo dos últimos seis anos, agiram de modo contrário ao interesse social. Também por isso estamos promovendo essas agendas que retomam o protagonismo da nossa luta por democracia”, disse o assessor especial do MDHC, Nilmário Miranda.

Sob gestão de Nilmário, a Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade abriga a Comissão de Anistia, que teve seu regimento interno publicado em 23 de março; e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que será reestabelecida por meio de decreto presidencial a sair nos próximos dias.

A programação envolve o lançamento do selo em alusão à Semana do Nunca Mais, divulgado nesta sexta-feira (24). Além disso, as redes sociais @mdhcbrasil publicaram uma declaração do ministro Silvio Almeida em posicionamento a respeito de golpes militares sofridos por países latino-americanos no século passado e uma série de agendas contra os regimes antidemocráticos. No dia 31 de março de 1964, o país sofreu um golpe militar que causou violações de direitos humanos causadas pelo Estado brasileiro.

Honestino Guimarães

Na próxima segunda-feira (27), Nilmário Miranda participará de ato na ponte Honestino Guimarães, em Brasília, em uma reparação da memória por meio da justiça de transição: sai um enaltecimento a Costa e Silva, um representante da Ditadura Militar, e entra uma homenagem a um representante da resistência democrática. Honestino, líder estudantil, foi assassinado em 1973  pela ditadura militar. No dia seguinte (28), o MDHC recebe uma audiência com mais de 150 familiares de pessoas mortas e desaparecidas com a presença do ministro Silvio Almeida.

Na quarta-feira (29), será o momento de anistiados políticos participarem de uma segunda audiência – ao passo que no dia 30 de março, quinta-feira, a Comissão de Anistia realizará a primeira sessão do colegiado após anos de descaracterização do uso da Comissão de Estado que luta pela reparação histórica de perseguidos pela Ditadura Militar.

A professora e presidenta da Comissão, Eneá de Stutz e Almeida, comenta que a partir da publicação do regimento interno do colegiado, na última quinta-feira (23), é que os trabalhos puderam ser reestabelecidos. “Quem foi vítima de perseguição por meio do Estado, sobretudo, anseia por ouvir de quem o violou em seus direitos humanos uma declaração de reconhecimento do erro. Acima de tudo, a reparação simbólica pela reparação do Estado brasileiro diante dos abusos autoritaristas é insubstituível”, disse a presidenta do colegiado.

Tanto a presidenta da Comissão de Anistia, Eneá de Stuts e Almeida, como o assessor especial Nilmário Miranda participarão do seminário “Por uma agenda ampliada de Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, organizada pela Coalização Brasil por Memória, Verdade, Justiça e Reparação da Democracia. O evento ocorrerá a partir das 15h30, na Câmara dos Deputados (Auditório Freitas Nobre), em Brasília.

 

Mais agendas

Para fechar as ações em repúdio ao autoritarismo e extremismo – e a favor da luta pela dignidade humana  e justiça social – o ministro Silvio Almeida participará da Caminhada do Silêncio, em São Paulo, com participação do assessor especial Nilmário Miranda a partir das 16h. Intitulado 3ª Caminhada do Silêncio, o ato ocorrerá no próximo dia 2 de abril, um domingo, no Parque Ibirapuera e proximidades, sendo organizado pelo Movimento Vozes do Silêncio com o objetivo de promover uma caminhada silenciosa em memória das vítimas de violência estatal.

No mesmo dia, haverá visita ao Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde são feitos os trabalhos de identificação dos remanescentes ósseos retirados da vala clandestina de Perus – cemitério na periferia paulistana no qual foram sepultadas, sem identificação, vítimas da ditadura militar.

Serviço

Ato na ponte Honestino Guimarães

Data: 27/03, segunda-feira

Horário: 11h30

Local: Setor de Clubes Sul, em Brasília (DF)

Audiência com familiares de pessoas mortas e desaparecidas

Data: 28/03, terça-feira

Horário: das 10h às 12h

Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios

Audiência com Anistiados Políticos

Data: 29/03, quarta-feira

Horário: das 10h às 12h

Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios

Transmissão ao vivo: @mdhcbrasil

1ª Sessão da Comissão de Anistia em 2023

Data: 30/03, quinta-feira

Horário: das 9h às 13h

Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios

Transmissão ao vivo: @mdhcbrasil

3ª Caminhada do Silêncio em São Paulo

Data: 2/04, domingo

Horário: 16h

Local: Parque do Ibirapuera

 

Redação PT na Câmara com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100