“Ministros do Governo Lula sempre vão prestar esclarecimentos ao Parlamento”, afirma Rubens Pereira Jr

Deputado Rubens Pereira Jr na CFFC. Foto: Gabriel Paiva

O vice-líder do Governo Lula na Câmara, deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA), afirmou durante reunião deliberativa da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), nesta quarta-feira (22), que todos os ministros e ministras do Governo Lula comparecerão ao Parlamento brasileiro sempre que forem convidados. A declaração ocorreu em resposta a requerimentos de convocação – depois transformados em convite – feitos por deputados de Oposição, que pediam a presença no colegiado dos ministros da Justiça, Flávio Dino, da Previdência Social, Carlos Lupi, do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Agricultura, Carlos Fávaro.

Segundo Rubens Pereira Jr, a disposição do governo Lula em trazer os ministros ao parlamento foi apresentada durante reunião da base do governo, liderada na Câmara pelo deputado José Guimarães (PT-CE). Diante dessa boa vontade, o deputado maranhense pediu então que os requerimentos de convocação dos ministros fossem transformados em convites, sendo atendido pelos autores dos requerimentos e pela oposição bolsonarista.

“O governo (Lula) está disposto a articular a vinda dos ministros à Comissão para prestar esclarecimentos e assim aperfeiçoar as ações por parte do governo federal. Nós não queremos esconder ministro em lugar nenhum, nem nas ruas e muito menos no Parlamento. Esse é o “animus” da base do governo”, disse Rubens Pereira Jr.

Posição diferente de ministros de Bolsonaro

Esse compromisso, no entanto, é bem diferente da postura assumida no governo passado em relação a alguns ministros. Nessa mesma comissão, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, quebrou um acordo feito entre a Oposição na época (liderada pelo PT) e líderes do governo. Ele faltou duas vezes seguidas a uma audiência pública na qual iria prestar esclarecimentos sobre distorções “bilionárias” em dados da Previdência do governo Bolsonaro apontadas por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU). Após a última fuga, o convite ao então ministro foi transformado em convocação, e Paulo Guedes finalmente compareceu à Comissão.

Já o então ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro Onyx Lorenzoni tentou adiar de todas as formas uma convocação feita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para tratar de questões sobre posse e porte de armas de fogo. Lorenzoni chegou a enviar um ofício ao então presidente da CCJ alegando outro compromisso no mesmo horário marcado. A agenda seria com o então presidente Jair Bolsonaro, porém sem detalhamento do tema da conversa.

Datas dos ministros na CFFC

Durante a reunião, Rubens Pereira Jr apresentou inclusive algumas datas nas quais os ministros comparecerão à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). São elas:

– 26 de abril, ministro do Trabalho, Carlos Lupi

– 18 de abril, ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

– 4 ou 5 de maio, ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Ainda sem data definida, a reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deverá ocorrer até o final de abril.

Também participaram da reunião os deputados petistas Padre João (MG), Tadeu Veneri (PR) e Jorge Solla (BA).

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100