Ary Vanazzi: Lula restabeleceu relação entre prefeitos e governo federal

Vanazzi: "Com Bolsonaro, não tinha programa dentro dos ministérios, era uma vergonha" (Foto: Reprodução)

O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), afirmou, nesta terça-feira (14), em entrevista à TvPT (assista abaixo), que o governo Lula representa uma excelente oportunidade para que os municípios recuperem suas economias, gerem emprego e atendam as demandas da população mais pobre.

Vanazzi, que também é presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), explicou que essa oportunidade vem da disposição do governo federal de trabalhar em parceria com as prefeituras na execução das políticas públicas e na escolha das obras que serão realizadas Brasil afora.

“Esse movimento que o Lula está fazendo, do novo pacto federativo, da relação com os prefeitos, criando um conselho que envolve os governadores e as entidades de prefeitos, vai trazer uma dinâmica muito importante e vai reconstruir o país dentro de uma outra base econômica, social e política, ajudando as pessoas que mais precisam”, disse.

Um exemplo claro dessa nova forma de relacionamento foi o lançamento da plataforma Mãos à Obra, nas quais os prefeitos poderão informar as obras que estão paralisadas em suas cidades. Estima-se que existam 14 mil projetos de infraestrutura a serem concluídos no país.

“As 14 mil obras paralisadas no país mostram a destruição que o governo Bolsonaro fez neste país. Lula está lançando uma medida para terminar obras que ele e a Dilma começaram lá trás. São as obras do PAC. Porque o governo Bolsonaro não lançou nenhum programa no Brasil”, explicou Vanazzi, que está em Brasília para a Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, da qual Lula participa nesta terça-feira.

O prefeito contou, por exemplo, que em São Leopoldo, há duas obras do PAC esperando conclusão, sendo uma delas a de mil casas populares do Minha Casa Minha Vida, iniciadas em 2015. “Este é um momento muito especial porque a retomada de obras traz dinâmica à economia do município, gera empregos, movimenta a economia local e faz o Brasil voltar a uma situação de relação dos municípios com o governo federal e os governos estaduais.” 

Sabotagem de Bolsonaro

Vanazzi disse que, no governo Bolsonaro, foi interrompida qualquer relação entre municípios e governo federal. “O que tinha era uma relação dos municípios com os parlamentares para pedir emenda parlamentar. Não tinha programa dentro dos ministérios, era uma vergonha. O povo brasileiro não tem noção do que foram esses quatro anos de desgoverno no país”, testemunhou. 

Com a volta de Lula, a busca por soluções se torna possível. “Nós, que somos gestores públicos, precisamos responder as demandas da população na área de saúde, educação, assistência social, infraestrutura. Mas, sem a participação efetiva da União, não tem como resolver problema.”

Ele acrescentou que, além de não ajudar, Jair Bolsonaro atrapalhou a vida dos prefeitos, como no episódio em que retirou os impostos do ICMs de combustíveis e outros produtos e acabou não dando nenhuma compensação para os municípios. “O governo Bolsonaro tirou dinheiro dos municípios, e hoje nós temos dificuldade de colocar as contas em dia”, observou.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100