Durante a sessão do plenário da Câmara dos Deputados, dessa quarta-feira (15), a deputada Carol Dartora (PT-PR) falou sobre a importância de debater a Reforma Tributária e como as mudanças pode impactar a vida dos trabalhadores, das mulheres, dos negros e dos mais pobres.
“Essa reforma é especialmente importante para a classe trabalhadora, que é composta por mulheres, negros, pessoas pobres, que precisam ser incluídas no modelo econômico do nosso País”, afirmou a deputada.
Para ela, o atual modelo de sistema tributário brasileiros é “retrógrado”. “Temos um sistema tributário e estamos dando os primeiros passos para fazer algumas discussões, enquanto outros países já estão pensando em tributar grandes fortunas, em tributar carbono, em tributar patrimônio, em tributar herança”, apontou Dartora.
Carol Dartora também destacou a necessidade de vencer as “forças conservadoras” que existem no Brasil e que acabam impedindo o desenvolvimento. “[Essas forças conservadoras] impedem o verdadeiro desenvolvimento econômico e social, impedem, primordialmente, a melhoria da vida das pessoas”.
Mulheres negras no poder
A deputada, que é a primeira mulher negra eleita pelo estado do Paraná, também reforçou a importância de ampliar os espaços para que mais mulheres e mulheres negras estejam presentes em ambientes de poder, que ainda é majoritariamente ocupada por homens e homens brancos.
“Sou a primeira mulher negra eleita pelo Paraná, e isso fala do quanto a nossa democracia tem por se ampliar e o quanto este é um período rico e importante para construirmos mecanismos para essa ampliação. Aqui, nesta Casa, de 513 deputados, somos apenas 9 mulheres negras. Essa realidade tem que ser transformada”, defendeu Carol Dartora.
Lorena Vale