Foto: Gustavo Bezerra
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) aprovou, nesta semana, requerimento dos deputados Ságuas Moraes (PT-MT) e Padre Ton (PT-RO) que propõe a ida de parlamentares da CDH ao município de Rondolândia, Mato Grosso, para averiguar as condições de segurança na localidade e para garantir o exercício do mandato da prefeita Bett Sabah (PT). Ságuas argumentou que a prefeita vem recebendo ameaças de morte desde 2013 por causa da disputa eleitoral de 2012 e do seu empenho em combater a corrupção à frente do Executivo municipal.
Com a aprovação da proposta, o deputado Ságuas disse que ele o deputado Padre Ton se reunirão com a prefeita Bett Sabah para definir a data da viagem à Rondolândia. “A tentativa de inviabilizar a gestão da prefeita, por meio das intimidações e das ameaças física e psicológica, constitui grave violação dos direitos humanos”, argumentou Ságuas.
“Queremos a ida de uma representação da CDH à Rondolândia para verificar as condições de segurança, para fortalecer as providências que já foram encaminhadas pelo governo federal, e assim garantir que a prefeita possa desempenhar suas atribuições”, reforçou o deputado Padre Ton.
Histórico – No dia 19 de fevereiro passado Bett Sabah foi recebida pela ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos). Na ocasião ela relatou as ameaças que está recendo e pediu proteção. Após gestão da ministra, o governador de Mato Grosso se comprometeu em designar um delegado especial para investigar as ameaças, e a prefeita está sob proteção. Os deputados Padre Ton, Ságuas Moraes acompanharam a prefeita na audiência com a ministra Maria do Rosário.
PT na Câmara, com assessoria Parlamentar