Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (12) para elogiar as ações implementadas pelo governo Dilma. “A construção da política econômica com inclusão social dos governos do PT nos dá a garantia da segurança do futuro. Por isso que o tucanato tem uma visão tão pessimista do nosso país e fica tão nervoso com o nosso governo”, disse. Pedro Uczai ressaltou que nos governos do PT “o Brasil, pela primeira vez, fez o encontro das políticas social e econômica e, também, começou a desconstruir a política como assistencialismo.
“O Brasil é o terceiro País do planeta que mais teve crescimento em sua economia em 2013. Só perdemos para China e para a Coreia do Sul e, mesmo assim, vivenciamos uma tentativa de construir no imaginário social e popular que estamos com uma economia instável, fragilizada, insegura, indeterminada e imprevisível para o futuro do País”, afirmou Pedro Uczai.
Esse crescimento, acrescentou o petista, é resultado de ações que diminuíram a desigualdade social, não só com política social. “É um equívoco dizer que o Bolsa Família e os programas sociais são o eixo do nosso governo. O eixo do nosso governo é a política de desenvolvimento. De uma visão monetarista do governo anterior, passamos para uma visão desenvolvimentista. Por isso que o salário, que aumentou 70,7% acima da inflação, e a geração de empregos são pontos centrais no País”, disse Uczai.
Para o deputado, nenhum país do mundo ao longo da história diminuiu tanto a desigualdade social como o Brasil nesta última década. “Diferentemente da base monetarista construída pelo governo do tucanato, que controlava a inflação, a moeda, o emprego – gerando desemprego, controlando salário e reduzindo o poder de compra da classe trabalhadora, além de reduzir o crédito”, enfatizou o parlamentar petista. Ainda de acordo com Pedro Uczai, a experiência neoliberal foi “um desastre”.
“Que políticas públicas fizeram para os municípios neste País? Que políticas públicas de inclusão, produtiva, econômica e educacional fizeram para este País? A experiência neoliberal foi um desastre para o Brasil, para a América Latina e para a humanidade”, disse.
Gizele Benitz