A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) elegeu nesta terça-feira (11) o deputado Luiz Couto (PT-PB) como 1º vice-presidente do colegiado. Ele terá a missão de ajudar o presidente da CCJ, deputado Vicente Cândido (PT-SP), na condução da comissão mais importante da Câmara, responsável por confirmar, ou não, a legalidade de todas as propostas em tramitação na Casa. “Estou aqui para somar e ajudar na elaboração de uma agenda positiva, com votação de propostas fundamentais para o Brasil”, afirmou Luiz Couto.
Um dos deputados mais assíduos e atuantes na CCJ, Luiz Couto tem no currículo a experiência de ter presidido, por duas vezes, a Comissão de Direitos Humanos e Minoria e de ter sido o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os grupos de extermínio no Nordeste. Atualmente o deputado é primeiro vice-presidente da CPI que investiga o tráfico de pessoas no Brasil.
Os segundo e terceiro vice-presidentes da CCJ são os deputados Fábio Trad (PMDB-MS) e Vitor Paulo (PRB-RJ), respectivamente.
Vânia Rodrigues