Comissão visita Arquipélago do Marajó e discute propostas de desenvolvimento sustentável da região

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputado João Daniel. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) realiza nesta sexta-feira (8) e no sábado (9) mesa redonda e visita técnica no Pará para discutir o projeto “Abrace o Marajó” que tem por objetivo melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios da região, a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos. A iniciativa é do deputado João Daniel (PT-SE), presidente do colegiado, e atende a uma demanda da Rede Eclesial Pan-Amazônica.

Segundo João Daniel, o programa não vem sendo desenvolvido como previsto. “Além disso, o projeto não teve uma construção coletiva com as comunidades locais e não atende às suas necessidades”, afirmou. Ele acrescentou que tramita na Cindra um projeto de decreto legislativo (PDL 157/22), de autoria, relatado pela deputada Vivi Reis (PSOL-PA), que susta o Decreto 10.260/20, que instituiu o programa “Abrace o Marajó”.

“O decreto viola direitos dos povos tradicionais do Marajó, bem como impõe interesses econômicos em detrimento da participação da população por meio de conselhos populares e consultas prévias”, argumentaram João Daniel. O PDL é assinado também pelos parlamentares petistas Airton Faleiro (PA), José Ricardo (AM), Célio Moura (TO), Leonardo Monteiro (MG), Patrus Ananias (MG) e Nilto Tatto (SP).

“A Constituição prevê, em diversos dispositivos, a participação dos cidadãos na formulação, na implementação e no controle social das políticas públicas. O cerne é a fiscalização das ações do poder público, mas isso possibilita também a participação efetiva da comunidade nas decisões”, disseram os parlamentares na justificativa do PDL.

Visita

João Daniel explicou que ao final da visita será elaborado um documento com diagnóstico e propostas sobre as expectativas das comunidades para o desenvolvimento da região. “Os dados servirão como subsídios para a própria Cindra, e também serão encaminhados para as autoridades do Executivos e do Judiciário, além de ser entregue ao Grupo de Transição do governo Lula.

Programação

 

08 de dezembroem Belém – Das 9:00 às 13:00

Reunião técnica com as entidades representativas da sociedade civil, da Igreja e de autoridades do Executivo e do Judiciário.

Local: Sede da CNBB Regional Norte 2 – Auditório Amazônia

 

09 de dezembro – em Soure – 15:00 às 18:00

Reunião técnica com as entidades representativas da sociedade civil, da Igreja e de autoridades do Executivo e do Judiciário.

Local: Paróquia Menino Deus

 

 

Redação do PT na Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100