Reunião no Governo de Transição aponta recomposição do orçamento da Educação como prioridade para 2023

Líder Reginaldo Lopes no GT da Educação. Foto: Reprodução Instagram

Deputada Professora Rosa Neide participou dos debates no GT da Educação. Foto: Divulgação

Durante reunião na manhã desta quarta-feira (30) do grupo temático da Educação – realizada no Governo de Transição em Brasília – parlamentares, especialistas, representantes de entidades e reitores apontaram a necessidade de recomposição do Orçamento do setor como uma das prioridades para 2023. Durante a reunião, que contou com a presença do líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), do Líder da Minoria, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), e da coordenadora do Núcleo de Educação do PT na Câmara, deputada Professora Rosa Neide (MT), foi destacado que é necessário aumentar de R$ 12 bilhões a R$ 15 bilhões os investimentos no orçamento da Educação para 2023.

Conforme apontaram os debates na reunião, esses recursos serão destinados prioritariamente para a educação básica – principalmente na garantia da alimentação escolar – e também na recomposição dos cortes feitos pelo governo Bolsonaro no orçamento das universidades e institutos federais neste ano. Outra prioridade nos estudos realizados pelo grupo temático da Educação, está a criação de um Programa de Recuperação de Aprendizagem voltado aos estudantes prejudicados durante a pandemia.

Rota do desenvolvimento

Ao analisar os desdobramentos da reunião, o líder do PT na Câmara afirmou que recompor o orçamento da Educação a partir de 2023 será fundamental para colocar o País novamente na rota do desenvolvimento. “A solução para reconstruir o Brasil passa obrigatoriamente pela educação. Um país que não investe e gera oportunidades para a sua juventude está condenado ao fracasso. Precisamos voltar a investir no ensino, proporcionar educação integral e dar condições de acesso”, afirmou Reginaldo Lopes.

Para que esse cenário se torne realidade, o petista ressaltou que a Bancada do PT está atuando fortemente a fim de assegurar a suplementação de verbas para a educação no governo Lula. A coordenadora do Núcleo de Educação da Bancada do PT reafirmou que os deputados do partido já estão empenhados nessa tarefa.

“O atual governo deixou a educação como a última agenda das políticas públicas. São 5 anos que o orçamento da educação vem caindo. A Bancada do PT vai atuar junto ao relator do Orçamento (senador Marcelo Castro – MDB/PI) para recuperar aquilo que a educação perdeu. Sabemos que não pode ser tudo de uma vez, mas os avanços acontecerão”, prometeu Rosa Neide.

A reunião do GT da Educação foi comandada pelos ex-ministros da Educação, Henrique Paim e Luís Cláudio Costa, e pela senadora eleita Teresa Leitão (PT-PE). Todos são coordenadores-executivos do setor no Governo de Transição.

Também participaram do encontro a deputada Natália Bonavides (PT-RN) e os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Zeca Dirceu (PT-PR), além do deputado federal eleito para a próxima legislatura Mineiro (PT-RN).

 

Héber Carvalho

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100