PNE volta à pauta e relatório estará pronto na segunda quinzena de março, diz relator

VANHONI-19-2-14

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

O relator da Comissão Especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8.035/10), de autoria do Poder Executivo, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), afirmou que o relatório final do colegiado será apresentado na segunda quinzena de março. Durante reunião do colegiado realizada nesta quarta-feira (19) o relator leu as alterações no PNE realizadas pelo Senado e adiantou quais pontos, na avaliação dele, devem chamar mais a atenção da comissão.  

“Acredito que vamos analisar mais atentamente alguns pontos. A modificação na meta que trata do ensino profissionalizante e no ensino médio; a alteração do conteúdo da meta do ensino superior, que diz respeito à expansão para os próximos dez anos, e a alteração na meta 20, que retira a expressão ‘pública’ da meta de investimento de 10% do PIB na educação do País”, destacou Vanhoni. Apesar da observação, o relator afirmou que várias modificações melhoraram o texto em diversos aspectos.

A questão sobre a forma de como alcançar a meta de 10% do PIB em investimento na educação suscitou debate entre os parlamentares. Enquanto alguns consideraram que os recursos devem ser aplicados apenas em instituições públicas, outros parlamentares, como o deputado Artur Bruno (PT-CE), defenderam o modelo de convênios e parcerias com o setor privado para alcançar a meta nos próximos dez anos.

“Nos últimos 10 anos o País experimentou uma expansão formidável, tanto no acesso à universidade quanto ao ensino profissional. E isso ocorreu com programas como o FIES, e o Prouni, que são sim investimento público na educação e que contam com a aprovação da sociedade brasileira e beneficiaram milhares de estudantes em todo o País”, destacou Artur Bruno.

Os dois programas contam com parceria da iniciativa privada. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação, financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece, para estudantes de baixa renda, bolsas de estudo integrais ou parciais – quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso – em faculdades ou universidades particulares.

Tramitação– A coordenadora do Núcleo de Educação do PT, deputada Fátima Bezerra (RN), disse que o momento agora é de celeridade para aprovação da matéria. “Esse projeto já foi amplamente discutido e debatido dentro do Congresso Nacional. Agora é desejo da sociedade brasileira, dos movimentos sociais, dos professores, dos estudantes e dos gestores de todo país, concluir a aprovação do PNE sem retrocesso”, afirmou.

Agenda– A Comissão Especial do PNE vai realizar na próxima terça-feira (25) uma audiência pública com diversas entidades ligadas à educação. Serão convidadas para a reunião cerca de 20 entidades ligadas a estudantes, professores, trabalhadores, e empresários do setor

Também participaram da reunião os deputados petistas Antônio Carlos Biffi (MS), Iara Bernardi (SP), Margarida Salomão (MG) e Newton Lima (SP).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100