O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Uruguai, José Mujica, discutiram na noite de segunda-feira (17) as dificuldades para a integração regional. Entre os temas abordados estiveram o Mercosul e a Unasul (União das Nações Sul-Americanas).
De acordo com comunicado divulgado pela presidência uruguaia nesta terça-feira (18), Lula pediu que os presidentes latino-americanos se aproximem e dialoguem mais.
“[Lula] Tem uma profunda preocupação com as dificuldades no funcionamento do Mercosul e na Unasul. Ele está pedindo vontade política para nos aproximarmos, para superar as dificuldades e ver que temos uma agenda comum determinante”, afirmou Mujica.
O líder uruguaio ainda revelou que o ex-presidente, que terá no Uruguai um encontro com empresários, “briga” para construir uma economia complementar entre os países e lembrou que “essa luta está acontecendo antes de a campanha eleitoral começar no Brasil”.
Além disso, o presidente ressaltou a transcendência do Brasil como potência, mas também a necessidade de que, no contexto internacional, se movimente junto com o restante da região. “O mundo, com muitos tropeços, se reúne em torno de gigantescas unidades. O Brasil é um país continental, mas, só, é muito pouco para o que está se insinuando nesse mundo”, argumentou Mujica.
A senadora Lucia Topolansky, mulher de Mujica, também participou do jantar. Segundo a imprensa uruguaia, um dos motivos da visita de Lula ao Uruguai seria pedir a Mujica que assuma uma função de liderança na Unasul após o final de seu mandato, que se encerra em 2014.
Opera Mundi
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula