Independência ou morte! Independência e vida!

Foto: Abr

Por Patrus Ananias*

Não afronta a nossa independência e a nossa soberania a fome que assola milhões de brasileiras e brasileiros?

Sete de setembro. Há duzentos anos, dois séculos, o grito que atravessa a história do Brasil: independência ou morte!
Iniciamos em 1822 o nosso processo emancipatório. A História nos ensina que os acontecimentos históricos têm antecedentes e desdobramentos. Não acontecem de uma vez.

É um processo.

Celebramos também em 2022 o Centenário da Semana da Arte Moderna. Avançamos muito na nossa cidadania cultural. A cultura e a arte nacionais afirmam a nossa identidade. Ela se manifesta, sobretudo, na nossa música. Marca forte presença também na nossa literatura, nas nossas artes plásticas – pintura, escultura, desenho, fotografia; na nossa historiografia – temos hoje uma história nacional brasileira bem contada e refletida. A nossa cultura artística manifesta-se no cinema – lembremos o cinema novo; no teatro, na dança. Marca rigorosa presença em manifestações artísticas e culturais que integram essas variadas dimensões. Podemos falar também com orgulho da nossa arquitetura, dos nossos projetos e realizações urbanísticas.

Deputado Patrus Ananias. Foto: Gabriel Paiva

Avançamos no campo dos conhecimentos científicos, das reflexões filosóficas e teológicas, das ciências sociais e humanas.

Abrimos novos horizontes com a ascensão dos movimentos sociais, das lutas e conquistas democráticas e dos direitos humanos. Vivemos a belíssima experiência do processo constituinte que nos levou à Constituição cidadã de 05 de outubro de 1988.

Vivemos hoje a presença crescente – fruto de lutas históricas – das mulheres, dos negros, dos indígenas, das comunidades LGBTQIA+, dos jovens, dos pobres. Muitos temos ainda a fazer e conquistar nesses espaços de cidadania e de efetiva participação política. Estamos caminhando, mesmo com os retrocessos, como o que vivemos sob o atual desgoverno federal.

A pergunta que se coloca com mais força, dois séculos depois, incide sobre a nossa independência econômica e social. Somos neste campo um país independente? Afirmamos a nossa soberania nacional e popular presente na nossa Constituição?

As riquezas do nosso solo e subsolo, da nossa belíssima natureza e a capacidade criativa da nossa gente estão a serviço da nossa soberania, do projeto nacional brasileiro?

País independente e soberano é aquele que cuida, em primeiro lugar, do seu povo, garantindo-lhe, sem discriminações, o acesso e o exercício dos direitos fundamentais. Não afronta a nossa independência e a nossa soberania a fome que assola milhões de brasileiras e brasileiros?

A mesma afronta não incide também sobre as nossas crianças e os nossos jovens impossibilitados de terem acesso às dimensões mais alargadas do conhecimento e do saber, da educação de qualidade? Sobre milhões de trabalhadoras e trabalhadores sem emprego ou com salários miseráveis que afrontam a dignidade humana?

Tantos desafios mais que se colocam à plena afirmação da nossa independência, a independência do povo brasileiro: moradias dignas, trabalho decente, cidades mais humanas e convivenciais, meio ambiente saudável e preservação das vidas.

Penso que no bicentenário de nossa independência devemos refletir sobre a pátria brasileira que queremos e merecemos. Pensarmos em nós, nas gerações presentes, nos nossos direitos e deveres, mas expressarmos também o nosso compromisso com as gerações futuras, com as meninas e os meninos que estão a caminho, para que, como é o desejo de Jesus de Nazaré, “todos tenha vida e a tenham em abundância”.

Que seja agora o nosso grito: independência e vida!

(*) Patrus Ananias é deputado federal (PT-MG), secretário-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário, prefeito e vereador de Belo Horizonte

Artigo publicado originalmente no Site Brasil 247.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100