Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta segunda-feira (10) para registrar a abertura, em Brasília, do VI Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro, que prossegue até dia 14, reúne 15 mil participantes com delegações de 25 estados e de países latino americanos. De acordo com os parlamentares petistas, o MST é o maior movimento social do mundo e tem uma luta admirável.
O deputado Marcon (PT-RS) ressaltou as ações do MST nos últimos 30 anos. “A luta do MST, da qual me orgulho de fazer parte, foi responsável por tirar perto de um milhão de famílias da pobreza, da fome e da exclusão. A luta legítima do MST pela Reforma Agrária, contra o latifúndio improdutivo, gerou muitos frutos”, disse.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) defendeu a reforma agrária. “Acredito que é um momento importante e a presidenta Dilma não pode perder a oportunidade de tomar decisões que, de fato, concretizem o sonho e o anseio daquelas pessoas que acreditam na reforma agrária, que acreditam no movimento social, que acreditam na transformação dessa estrutura fundiária perversa que existe no nosso País”.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) manifestou solidariedade com o MST. “ Um movimento absolutamente fundamental para o Brasil e para que possamos fazer o luto do colonialismo e o luto da própria ditadura”.
Programação – Segundo os organizadores, o encontro nacional do MST vai discutir e fazer um balanço da atual situação do Movimento, traçar novas formas de luta pela terra, pela reforma agrária e por transformações sociais, além de comemorar seus 30 anos de existência.
Na quarta- feira (12), está prevista uma marcha em defesa da reforma agrária. Na quinta-feira (13), acontece o ato político pela reforma agrária, com a participação de movimentos sociais. Simultaneamente ao Congresso acontece a Mostra Nacional da Cultura e Produção Camponesa. Será um espaço de demonstração e comercialização dos alimentos produzidos pelos assentamentos de reforma agrária, além de apresentações culturais do campo. O evento acontece no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. (Equipe PT na Câmara
Tags: , , ,