O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) propôs ao ministro da Economia, Paulo Gudes, a criação de auxílio emergencial pecuniário às famílias, aos trabalhadores e aos comerciantes atingidos pelas fortes chuvas ocorridas em municípios de Pernambuco. No documento, protocolado nesta segunda-feira (30), o parlamentar relata que “muitas famílias perderam casas e todos os bens que tinham dentro delas. Comerciantes e trabalhadores viram suas fontes de receita serem repentinamente suprimidas. Vidas interrompidas, danos materiais sérios e grandes abalos de saúde e emocionais”.
Segundo Carlos Veras, em outras situações de graves crises o Estado brasileiro criou auxílios para atenuar os danos à população mais atingida, como na pandemia de Covid-19 e no caso de Brumadinho, em Minas Gerais.
“A concessão de auxílio emergencial pecuniário às famílias, aos trabalhadores e aos comerciantes atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco é medida extremamente necessária para diminuir os impactos dessa tragédia que atinge o nosso estado”, afirma Veras.
Comissão Externa
Além do auxílio emergencial, o deputado também propôs a criação de uma comissão externa da Câmara dos Deputados para acompanhar a situação de emergência em razão das fortes chuvas ocorridas em municípios de Pernambuco. O requerimento foi encaminhado nesta segunda-feira (30).
“A vulnerabilidade evidente desta população exige acompanhamento e medidas urgentes dos diversos órgãos locais e federais, no âmbito de todos os poderes constituídos”, argumenta o deputado.
Carlos Veras foi o primeiro deputado a apresentar o requerimento para a criação da comissão externa (REQ 903/2022). Outros deputados também apresentaram o mesmo pedido.
Assessoria Parlamentar