Mais de 400 entidades assinam manifesto contra ensino doméstico

Do site do PT

Documento assinado pela União Nacional dos Estudantes, (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entre outras instituições, é contra projeto de lei que libera ensino de educação fora da escola.

Contra o ensino doméstico e a favor da escolarização, mais de 400 entidades assinam um manifesto criticando a aprovação do Projeto de lei (3179/2012), que libera o ensino de educação fora da escola.

A proposta que estimula a descolarização foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (18), e ainda precisa será apreciado pelo Senado. O Partido dos Trabalhadores (PT) votou contra a mais esse retrocesso do desgoverno de Bolsonaro.

Manifesto

O manifesto das entidades foi assinado pelas União Nacional dos Estudantes, (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Coalizões, Redes, Entidades Sindicais, Instituições Acadêmicas, Fóruns, Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Associações signatárias.

No documento, a educação doméstica é criticada como um fator de extremo risco e de ataque à educação.

“Prioridade máxima do governo Bolsonaro para a educação, tal regulamentação pode aprofundar ainda mais as imensas desigualdades sociais e educacionais, estimular à desescolarização por parte de movimentos ultraconservadores e multiplicar os casos de violência e desproteção aos quais estão submetidos milhões de crianças e adolescentes”, contesta o manifesto.

As entidades destacam ainda que o projeto não respeita a Constituição Federal. “A educação escolar (regular) necessita de mais investimentos e de efetivo regime de colaboração para superar os desafios históricos e atuais impostos pela pandemia e não da regulamentação de uma modalidade que ataca as finalidades da educação previstas no artigo 205 da Constituição Federal, amplia a desobrigação do Estado com a garantia do direito humano à educação de qualidade para todas as pessoas e fere os direitos das crianças e adolescentes.”

Confira o manifesto, na íntegra, aqui.

 

Do PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo