O deputado José Guimarães (PT-CE) destacou na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (5), a matéria sobre o ex-presidente Lula, publicada ontem pela revista Time. “Lula ter estampado a capa de uma das principais revistas do mundo, a americana Time, tem grande impacto no mundo inteiro e aqui no Brasil, porque Lula fala na entrevista em pelo menos quatro grandes pontos que merecem a atenção dos brasileiros, mesmo daqueles que são contrários ao ex-presidente porque a matéria projeta o Brasil. É um sinal de que o País pode ser reconstruído. É um sinal de que o Brasil tem líderes capazes de reencontrar o País com sua história e com a democracia. Esse é o impacto dessa entrevista”, afirmou.
José Guimarães disse que a revista cita o legado, a trajetória política e social do ex-presidente. “Destacam-se também os seus feitos históricos do governo, como um líder que deixou a Presidência da República com 83% de aprovação. Destaca-se isso e identificam-se na entrevista quais são os pontos que deram ao Lula essa magnitude de um grande presidente, que marcou a história do Brasil”.
Outro aspecto importante revelado na entrevista, segundo Guimarães, é que a matéria fala do Brasil do futuro “e indica os caminhos que nós estamos trilhando, organizando e lutando para reconstruir o País dentro de uma perspectiva de retomada da democracia e de um projeto que tenha na sua centralidade a defesa do povo”.
Solução para conflitos é a paz
O deputado petista enfatiza ainda que a revista traz a “grandiosidade” da fala do Lula com relação à guerra da Ucrânia. “Lula disse que a solução para os conflitos não é espetáculo midiático, botando armas para matar a população. Ele disse que é a paz, é o diálogo e considerou que as duas Nações estão erradas, tanto a Rússia quanto a Ucrânia, porque seus presidentes não foram capazes de buscar uma solução negociada com a ONU”, citou.
É preciso, portanto, continuou Guimarães, “que todos nós gravemos aqui nesta tribuna o nosso compromisso inarredável com a democracia, com a soberania dos países e, principalmente, com a paz mundial. Essa é a razão maior da nossa crítica, da crítica do presidente Lula, a uma guerra que só tem um alvo: matança indiscriminada da população inocente da Ucrânia”.
Democracia em jogo
José Guimarães reforçou que a entrevista elenca esses pontos todos. “Esse é o caminho para reconstruir o Brasil. Eu não tenho dúvida de que o que está em jogo nesse momento não é simplesmente uma disputa entre partidos. O que está em jogo nesse momento é a democracia, é o nosso País desconstruído e dilacerado por um governo incompetente, cruel, mentiroso, que não tem capacidade política nenhuma para fazer a gestão do País e, principalmente, as relações que o Brasil deixou de ter com o mundo”, conclui.
Reconhecimento
O deputado Célio Moura (PT-TO) também comentou sobre a entrevista do ex-presidente Lula, publicada pela revista Time. “Estou muito feliz ao ver o Brasil reconhecido mundialmente através da capa da revista Time, pois Lula colocou o Brasil como referência mundial”.
Célio Moura lamentou a ausência do Brasil no cenário econômico mundial no governo Bolsonaro. “Ultimamente, nem ao G7 o Brasil foi convidado”, conclui.
Vânia Rodrigues