O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, deputado Reginaldo Lopes (MG), se manifestou, nesta sexta-feira (18), em defesa das medidas de segurança sanitária e de saúde pública, que salvam vidas, adotadas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. A instituição está exigindo de seus servidores, estudantes e colaboradores terceirizados a comprovação de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo para ingressar nas suas dependências.
“A decisão está relacionada à preservação de vidas. Dados oficiais comprovam que quase a totalidade das mortes recentes por Covid são de pessoas que não se vacinaram. Assim, nunca foi tão precisa a expressão de que vacina salva vidas”, diz a nota assinada por Reginaldo Lopes.
Os procedimentos adotados pela instituição estão embasados na Portaria Consup nº 217/2022, publicada dia 7 de fevereiro. Segundo nota do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a decisão foi tomada em conjunto pelos órgãos colegiados da instituição, que contam com representantes de todas as categorias e da comunidade.
Na nota em apoio à direção do Campus Araçuaí do IFNMG pelas medidas tomadas, o deputado Reginaldo Lopes argumenta que o Brasil já perdeu mais de 642 mil vidas pela Covid, e, que, dados recentes apontam que mais de mil vidas estão sendo perdidas para o vírus, por dia no País.
“Portanto, a decisão do IFNMG, seguida pelo Campus Araçuaí, quer proteger a vida dos seus estudantes, funcionários e suas famílias. Nada é mais importante que a vida. Vamos ajudar a preservá-las”, sustenta o líder do PT.
Leia a íntegra da nota:
Nota em apoio à direção do Campus Araçuaí do IFNMG pela cobrança do comprovante de vacina
Manifesto meu total apoio e solidariedade à direção do Campus Araçuaí e ao Conselho Superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que determinaram a exigência da apresentação do comprovante de esquema vacinal contra a covid-19 ou teste negativo para ingressar nas suas dependências.
A decisão está relacionada à preservação de vidas. Dados oficiais comprovam que quase a totalidade das mortes recentes por Covid são de pessoas que não se vacinaram. Assim, nunca foi tão precisa a expressão de que “vacina salva vidas”.
Aqueles que não se vacinaram não colocam em risco apenas suas vidas, mas do próximo, pois são portadores de alta transmissão da covid-19 por carregarem maior carga viral, transmitindo por mais tempo e tossindo muito mais.
O Brasil já perdeu mais de 642 mil vidas pela Covid, e, infelizmente, voltou a existir mais de mil mortes por dia no país. Portanto, a decisão do IFNMG, seguida pelo Campus Araçuaí, quer proteger a vida dos seus estudantes, funcionários e suas famílias. Nada é mais importante que a vida. Vamos ajudar a preservá-las.
Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG)
Benildes Rodrigues, com informações do site do IFMG