Petistas cobram apuração de denúncias contra tucanos em SP e criticam tentativa de “inverter os fatos”

renato-geraldosimoes

Deputados da Bancada do PT na Câmara utilizaram a tribuna hoje (26) para cobrar a apuração rigorosa das denúncias de existência de um esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM.  Os petistas  criticaram as tentativas de parlamentares do PSDB de inverter os fatos, querendo responsabilizar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) pelo pedido de investigação dos fatos pela Polícia Federal.

“Ora, o Ministro da Justiça recebeu as denúncias fundamentadas. Ele, como chefe da Polícia Federal e encarregado de zelar pela Justiça neste País, tem a obrigação de pedir as investigações, de dar andamento ao processo, sob pena de prevaricar”, afirmou o deputado Renato Simões (PT-SP).  O deputado se refere aos depoimentos e denúncias de Everton Rheinheimer, diretor da área de transportes ferroviários da Siemens, entre setembro de 2001 e março de 2007. Rheinheimer denunciou a prática de cartel das empresas que forneciam materiais e serviços para o metrô de São Paulo.

Renato Simões destacou que as denúncias do ex-diretor da Siemens implicam na quebra “da famosa blindagem sobre os tucanos de São Paulo”. Blindagem que, segundo o petista, envolve o Ministério Público Estadual, a mídia paulista, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, “asfixiada pela maioria governista tucana, e que foi furada por investigações que vieram do exterior”. 

Os tucanos, segundo Simões, não contavam com o fato de que, “de fora para dentro, da Europa para o Brasil, chegassem informações, requerimentos e condenações de altos funcionários do governo do Estado de São Paulo, do Metrô, da CPTM, que colaboraram com o cartel das empresas fornecedoras de bens e serviços para essas empresas públicas a troco de propina. É disso que se trata. Esse é o chamado propinoduto tucano, que precisa ser apurado”, defendeu.

O deputado Renato Simões manifestou solidariedade ao deputado Simão Pedro e ao ministro José Eduardo Cardozo. “Vamos investigar e punir os responsáveis, inclusive da fuga das suas responsabilidades, que se imputam a um Procurador da República do Estado de São Paulo, o procurador Rodrigo de Grandis. Ele sim deve ser investigado porque burlou, ou impediu, ou, com a sua negligência, facilitou a descontinuidade dessas investigações”.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) enfatizou que as denúncias são graves. “Há condenações no exterior por formação de cartel e por corrupção no fornecimento dos equipamentos para o metrô de São Paulo. O ministro da Justiça agiu certo. Os fatos precisam ser apurados e os responsáveis punidos”, defendeu.

Grande imprensa  – O deputado Geraldo Simões (PT-BA) enfatizou que nunca imaginou ver um parlamentar do PSDB, na Casa, fazer crítica à grande imprensa, principalmente ao jornal O Estado de S. Paulo, à revista Veja, ao jornal O Globo ou à TV Globo. “Hoje eu vi, pela primeira vez, os tucanos paulistas falarem mal da imprensa que sempre protegeu o PSDB. São 20 anos de governo do PSDB em São Paulo, denúncias e mais denúncias, e nunca se conseguiu instalar uma CPI. Agora, querem desqualificar uma testemunha, que é o de menos no processo, porque já tem gente condenada pela Justiça da Suíça, e gente de alto escalão do PSDB de São Paulo”, afirmou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100