A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário a passagem do Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, 26 de novembro. “Estamos numa mobilização iniciada dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e que este ano marcará 21 dias de ativismo para lembrar a tríplice violência sofrida pela mulher negra: discriminação de gênero, etnia e classe social. A campanha se estende até 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos”, explicou a parlamentar petista.
“Combater a violência de gênero e buscar soluções para o problema deve ser uma ação de todos, porque é uma violência contra as famílias e contra a humanidade. É uma violação aos Direitos Humanos. Por uma cultura de paz e pelo fim da violência contra a mulher!”, ressaltou Benedita da Silva.
A Campanha 16 dias de ativismo é realizada simultaneamente em 159 países, marcando um período de mobilizações em massa voltadas a um maior compromisso social para prevenir, punir e erradicar a violência contra as mulheres. A campanha foi criada em 1991 por feministas de diversos países, reunidas no Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), nos Estados Unidos.
Gizele Benitz