Bancada do PT quer ouvir explicações do presidente do Banco Central sobre inflação recorde de 2021

Efeito Bolsonaro: inflação em alta e salário mínimo em baixa. Foto: Roberto Parizzotti/CUT

O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), em conjunto com toda a Bancada do Partido, apresentou requerimento para a realização de uma Comissão Geral no plenário da Casa para ouvir as explicações do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a taxa recorde de inflação de 10,06% em 2021 (segundo o Índice de Preços ao Consumidor – IPCA). Na justificativa do convite, os petistas destacam que são necessários esclarecimentos sobre o descumprimento da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3,75%, além da revelação de iniciativas do órgão para tentar conter a inflação em 2022.

Os parlamentares do PT lembram que, pelo sistema vigente, a meta da inflação de 3,75% seria considerada cumprida se ficasse 1,5% acima ou abaixo, ou seja, entre 2,25% e 5,25%. No entanto, eles destacam no requerimento que o índice verificado em 2021 demonstra um “descontrole brutal da inflação no País’ e “uma das mais altas (taxas) nos períodos históricos recentes”.

“Significa uma alta de quase 3 vezes nos preços médios de bens e serviços no país, muito acima do índice estabelecido pelas próprias autoridades do governo federal”, destaca a Bancada do PT na Câmara.

Ainda de acordo com os parlamentares, o descontrole inflacionário tem prejudicado principalmente a população mais pobre do País, com aumentos na tarifa de energia elétrica e alta no preço de alimentos.

Eles observaram ainda que o grupo que mais influenciou no resultado da inflação em 2021, o do setor dos transportes – com variação de 21,03% – teve como causa principal os sucessivos aumentos dos combustíveis. “Resultado da manutenção lesiva da política de preços da Petrobras, que inclui a paridade do preço internacional do petróleo e os custos internacionais nos cálculos de reajustes de seus produtos”, apontam os petistas.

Controle da inflação, mas sem recessão

De acordo com os parlamentares do PT, outro erro cometido é tentar controlar a inflação com o simples aumento da taxa Selic – taxa básica de juros cobrados pelos agentes financeiros – que passou em 2021 de 2% para 9,25% anuais.

Segundo eles, com a sinalização já dada pelo Banco Central de novos aumentos na taxa de juros para encarecer o custo do crédito e “esfriar” a economia para tentar controlar o IPCA, o resultado será um efeito direto negativo sobre a economia brasileira, “que já tem apresentado um desempenho pífio no governo Bolsonaro, quando observamos os resultados do nosso Produto Interno Bruto (PIB)”.

“Sob tais circunstâncias, torna-se essencial conhecer e avaliar profundamente quais foram as reais causas para o descumprimento da meta estabelecida para a inflação oficial no país, quais as providências estão sendo consideradas pelo Banco Central para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos; e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito”, destacam os autores do requerimento.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100