Padilha cobra explicações do Ministério da Saúde sobre medidas para evitar vazamento de dados do SUS

Deputado Alexandre Padilha. Foto: Lula Marques/Arquivo

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara requerimento de informação para obter esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre as providências que vem sendo adotadas pelo órgão para impedir ataques hackers, como o que ocorreu na madrugada do última sexta-feira (10). Na ocasião, os sites do Ministério da Saúde e do ConectSUS saíram do ar, e usuários do sistema ficaram impossibilitados de acessarem dados como os da vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

O parlamentar petista, que foi ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, lembrou no requerimento que esse não é o primeiro caso de vazamento de dados do ministério. Ele informou que, em novembro de 2020, pediu informações ao órgão sobre os motivos do vazamento – à época – de milhões de senhas de brasileiros com suspeita ou confirmação de Covid-19 expondo dados pessoais e médicos na internet.

Refazendo as indagações, Padilha pediu esclarecimentos sobre quais “mudanças foram realizadas por este ministério, nas equipes do DataSUS e da Secretaria de Vigilância em Saúde, para aumento da proteção e segurança de rede desde os primeiros vazamentos de dados de usuários? ”.

A quem interessa os vazamentos?

Com relação ao investimento em proteção de dados, Padilha fez ainda outros questionamentos ao ministério da Saúde. “Qual o orçamento proposto e qual a execução orçamentária (com as respectivas notas e datas de empenho e pagamento) destinado neste ministério em segurança de rede; para proteção e atendimento às vítimas de vazamentos; bem como na contratação e concurso público de técnicos nesta área em 2019, 2020 e 2021?”, perguntou.

Sobre o mais recente ataque hacker, o parlamentar petista lembrou que o fato ocorreu “Na semana que estados e municípios discutem passaporte vacinal e aprova-se nossa Lei de Proteção de Dados para quem vive com HIV/AIDS”. “A quem interessa esse vazamento? Quanto de investimento de segurança digital do Ministério da Saúde foi reduzido por Bolsonaro nestes anos? ”, questionou.

Ele relembrou ainda que este é o segundo ataque grave ao banco de dados do Ministério da Saúde no governo Bolsonaro. “O primeiro adulterou o cartão SUS de cidadãos com opiniões contrárias ao governo. Agora todos os dados de vacinas e atendimentos no SUS”, atestou.

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100