Iara aprova requerimento para ouvir governadores sobre não pagamento do piso salarial dos professores

IARABERNARDI-270813

A deputada Iara Bernardi (PT-SP), presidente da Subcomissão Permanente sobre Financiamento da Educação da Câmara dos Deputados, quer estabelecer um debate com governadores de estados e do Distrito Federal sobre o cumprimento da lei que criou o Piso Nacional do Magistério (Lei 11.738/08). Na quarta-feira (13), a Comissão de Educação aprovou requerimento de autoria da deputada para realizar uma audiência pública sobre o tema.

Um dos motivos que justificam o debate é a recente articulação de vários governadores junto ao Legislativo para aprovar uma legislação que contraponha a lei do piso, sob o argumento de que os estados não podem pagar aos professores o que a atual legislação determina. Também devem participar do debate representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação dos Estados (Consed), além de prefeitos e membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“A ideia é que possamos ouvi-los nos seus pleitos, visando a busca de estratégias e soluções mais eficazes e imediatas para assegurar o cumprimento do piso salarial dos professores brasileiros”, argumentou a deputada. Ao destacar que o Senado Federal também se debruça sobre o tema do financiamento da educação a partir da criação de uma comissão especial, Iara Bernardi argumentou que a tarefa não pode se restringir a uma iniciativa do Congresso Nacional. “Cabe a todos os gestores nas três esferas administrativas e a nós parlamentares encontrarmos saídas”, reforçou.

Recentemente, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou nota repudiando a iniciativa dos governadores. Pelas regras atuais, a previsão de crescimento dos salários dos professores é de 19% em janeiro do próximo ano. Já a proposta dos governadores, segundo a CNTE, é oferecer um índice um pouco maior que o do INPC e da inflação, que representaria algo em torno de 7,5%, com apenas 2% de ganho real.  

No requerimento aprovado pela Comissão de Educação, a deputada Iara Bernardi destaca que, além da iniciativa dos governadores, outras situações colocam a questão do financiamento da educação na pauta do Legislativo. Tais como: a iminente aprovação do Plano Nacional de Educação, com uma previsão de investimento chegando a 10% do PIB; a entrada em vigor de uma fonte nova e simbólica de recursos, provindos dos royalties do petróleo e do Fundo Social do Pré-Sal; e a discussão sobre a meta de atualização do valor do Piso Salarial Nacional e sobre a disposição de o MEC contribuir para as folhas de pagamento do magistério estadual e municipal.

PT na Câmara

Ouça a deputada Iara Bernardi (PT-SP) na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo