TCU acata denúncia do PT e outros partidos da oposição e vai investigar irregularidades no Enem

Foto: Agência Brasil/Reprodução CNN

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu investigar as ilegalidades praticadas na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida foi adotada a partir de requerimento protocolado na terça-feira (16) pelo PT e demais partidos de Oposição (PSB, PCdoB, PSOL, PDT) no qual cobram investigação de denúncias feitas por 37 servidores do Inep que pediram demissão de seus cargos.

Os servidores acusaram a direção do órgão de assédio moral, deficiência técnica no cargo e relataram até possível vazamento de informações sobre a prova do Enem, o que colocou em dúvida toda a lisura do processo. Para aumentar as suspeitas de interferência, na segunda-feira (15) o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro disse que as perguntas do Enem “começam agora a ter a cara do governo”.

No requerimento endereçado ao TCU, os parlamentares também pediram o afastamento de Danilo Dupas do cargo de presidente do Inep. O relator designado é o ministro Walter Alencar, segundo a Corte.

Provas com segurança

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), uma das signatárias do requerimento, comemorou a decisão do TCU. “Nós queremos proteger a realização do exame para que ele ocorra com segurança”, afirmou no Twitter. A deputada Marília Arraes (PT-PE) assinalou, também pelo microblog, que foi uma vitória da oposição a abertura da investigação pelo TCU. “Queremos um Enem sério e digno para os estudantes do Brasil. Vai ter luta!”, completou Marília.

Deputada Rosa Neide. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Deputada Marília Arraes. Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

No dia 16, o PT e demais partidos de oposição protocolaram também representações no Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) em que pedem igualmente a investigação das denúncias feitas pelos 37 servidores do Inep.

O caso foi denunciado ao TCU durante reunião virtual com a presidente da Corte, Ana Arraes. O líder do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), a coordenadora do Núcleo de Educação da Bancada do PT, deputada Professora Rosa Neide (MT), e os líderes do PSB, deputado Danilo Cabral (PE), da Minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSB-RJ) e a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), participaram da reunião virtual.

Além do pedido de afastamento do presidente do Inep, na petição ao TCU a oposição pediu também investigação sobre denúncias de interferência ideológica e vazamento do conteúdo das provas do Enem bem como uma auditoria administrativa no órgão.

Segundo Bohn Gass, o escândalo todo mostra que o governo Bolsonaro está destruindo o Enem. “Já tivemos mais de 8 milhões de jovens fazendo o Enem, que é a porta de entrada da universidade pública e que é referência para entrada no ProUni e Fies, mas hoje temos pouco mais de 3 milhõe participando das provas. Hoje temos a redução e perda de qualidade da educação, com denúncias de interferência ideológica, censura e falta de lisura na condução do processo do Enem”, disse.

Bohn Gass informou que o PT também apresentou pedidos individuais de afastamento do presidente do Inep por conta do assédio moral contra os 37 servidores que pediram demissão do órgão e pelas acusações de rompimento do sigilo das provas do Enem, além da suspeita de empreender manipulação ideológica.

Líder Bohn Gass. Foto: Gustavo Bezerra

Comissão Externa da Câmara

Parlamentares do PT e de partidos da Oposição também entraram com um requerimento pedindo que a Câmara crie uma Comissão Temporária Externa destinada a acompanhar a situação institucional do Inep e a realização do Enem. A deputada Professora Rosa Neide encabeça o pedido, que conta ainda com assinaturas de dezenas de outros parlamentares do PT, PSOL, PCdoB, PSB e PDT.

Leia mais:

🚩🖥️ GT E O ENEM – A deputada federal Professora Rosa Neide coordenará Grupo de Trabalho (GT) da Câmara que acompanhará a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que ocorrerá no neste final de semana.

Leia mais:
https://ptnacamara.org.br//rosa-neide-coordenara-grupo-de-trabalho-que-acompanhara-realizacao-do-enem/

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo