Parlamentares e entidades se articulam contra tentativa de Bolsonaro de desmontar os Institutos Federais de Educação

Reunião do Núcleo de Educação da Bancada do PT- Foto: reprodução

Parlamentares e representantes de entidades educacionais debateram nesta segunda-feira (11), em reunião do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, a intenção do governo de modificar a estrutura dos Institutos Federais (IFs). A atividade contou com participação da presidenta do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif), Sonia Fernandes.

Coordenadora do Núcleo, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) destacou que a divisão estrutural dos institutos se trata de uma jogada política de Bolsonaro, visando criar mais cargos e reitorias para pessoas a serem indicadas pelo governo. “É uma jogada eleitoreira. Na prática nenhum vaga nova para estudantes será criada. Nenhuma estrutura nova será criada, apenas a divisão do que já existe visando interesses políticos”, denunciou.

Deputada Rosa Neide – Foto: Reprodução

Sonia Fernandes informou que o Conselho consultou os institutos em todo País. “Todos são contra essa divisão, a exceção da reitoria de São Paulo”, disse. Ela destacou que a proposta do governo abre caminho para desmontar a estrutura dos IFs, na oferta de ensino médio, técnico, tecnológico e superior.

O representante do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Rogério de Souza, destacou que o governo Bolsonaro não construiu um único IF no Brasil. “Por isso quer dividir o que temos para anunciar como criação de um novo instituto, o que é falso”, disse.

Presente na reunião, a representante da Comissão de Assuntos Educacionais do PT (CAED-PT), Selma Rocha, enfatizou a necessidade do diálogo com a bancada de deputados e deputadas federais de São Paulo. “Quanto custará aos cofres públicos essa divisão com criação de novos cargos, mas sem ampliação de estrutura e de vagas para alunos? Temos que divulgar esses números e colocar nas mãos dos deputados do PT de São Paulo, para dialogo com todos os parlamentares do estado”, afirmou.

Sucesso dos IFs

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais (IFs), deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou que os institutos criados no governo Lula possuem relevância mundial. “Avaliações nacionais e internacionais comprovam que os alunos do ensino médio técnico ou tecnológico dos IFs possuem notas equiparadas a estudantes de países de desenvolvidos”, disse.

O deputado citou ainda que os IFs possuem capilaridade nacional. “São 1.340 municípios com campus do instituto federal atendendo 1,1 milhão de estudantes. Esse modelo de educação de nível médio, técnico e superior que dá certo fomos nós nos governos do PT que criamos. Por isso, a intenção do atual governo em alterar nosso legado”, disse.

Reginaldo Lopes se colocou contra a divisão e reafirmou a compreensão de que Bolsonaro quer usar os institutos para auferir ganhos eleitorais. Ele destacou ainda ser contra não somente a divisão de reitorias, mas a transformação de alguns campi avançados, em autônomos. “Assim como nos IFs, há em algumas universidades a defesa de autonomia de campus. Será que isso é necessário neste momento? Em minha opinião essas autonomias promoverão gastos na área meio, administrativa, e não na área fim: ampliação de vagas, ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Fundeb                                 

Durante a reunião também houve o debate sobre a necessidade de aplicação de 70% dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no pagamento da remuneração dos profissionais da educação. Devido a pandemia alguns municípios e estados estão com dificuldade no cumprimento desse dispositivo.

Parlamentares e entidades foram unânimes em reafirmar a importância da luta pelo cumprimento dessa conquista história, que visa garantia de remuneração justa aos educadores e educadoras.

A atividade contou ainda com participação do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), da vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva; da representante do IFSP, Denilza Frade, do ex-deputado e membro da CAED-PT, Carlos Abicalil (PT-MT) e demais representantes de entidades.

 

Assessoria Parlamentar

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo