Os deputados Alencar Santana Braga (PT-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG) protocolaram, nessa terça-feira (21), um projeto de lei (PL 3256/2021) que determina a exigência de vacinação contra a Covid-19 para qualquer pessoa que queira entrar em território brasileiro.
A proposta foi motivada, dizem os parlamentares, pela ida de Jair Bolsonaro à Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, sem ter se vacinado. Nas redes sociais, apoiadores da ideia cobraram a votação imediata do projeto e se divertiram com a possibilidade de Bolsonaro ficar proibido de entrar no Brasil.
“Todos nós sabemos que o vírus se propagou pelo mundo na circulação das pessoas de um canto a outro. E o Brasil tem que tomar medidas ainda de restrição, assim como outros países estão fazendo. A pandemia pode aumentar, com novas variantes, e o nosso projeto tem por objetivo proteger a saúde pública e o bem-estar da coletividade”, explica Alencar, que ironizou a presença de Bolsonaro nos Estados Unidos no momento em que o projeto foi apresentado.
“Por ironia do destino, o presidente está fora do País e não está vacinado. Vamos pedir urgência e queremos aprovar urgentemente esse projeto ‘fica, Bolsonaro, nos Estados Unidos’, e, de preferência, bem longe do Brasil”, cobrou o parlamentar paulista.
Reginaldo Lopes usou o mesmo tom ao anunciar o projeto no seu Twitter. “Já que ele gosta tanto, por que não fica por lá? #FicaNosEUABolsonaro! Eu e o Alencar Santana Braga apresentamos o PL 3256/2021 para exigir comprovante de vacinação para quem quiser vir ao Brasil. Bolsonaro não precisaria nem fazer check-out no hotel em que está”, brincou Lopes.
Os autores do projeto também criaram um abaixo-assinado eletrônico para que a população possa manifestar o apoio à medida:
Confira a íntegra do projeto de lei 3256/2021:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2299709
Assessoria de Comunicação