Núcleo Agrário do PT denuncia veto integral de Bolsonaro ao PL de apoia à agricultura familiar e pede a derrubada do veto

Agricultura Familiar Foto: Divulgação seagri.ba.gov.br

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente nesta sexta-feira (17) o projeto de lei (PL 823/2021), de autoria da Bancada do PT na Câmara, de apoio à agricultura familiar. Aprovado em agosto pelo Senado, o projeto propõe medidas emergenciais de amparo aos pequenos produtores para reduzir os impactos sofridos pela categoria durante a pandemia de Covid-19. Conhecido como projeto Assis Carvalho, o PL previa a criação de linhas de crédito e auxílio de R$ 2,5 mil para as famílias que vivem da agricultura familiar.

O Núcleo Agrário da Bancada do PT emitiu uma nota denunciando o descaso do governo federal com os agricultores familiares, que produz 70% dos alimentos consumidos todos os dias pela população brasileira. “Num momento em que a inflação cresce, os preços dos alimentos disparam, falta comida na mesa dos brasileiros e a fome aumenta, Bolsonaro veta integralmente um projeto que incentiva a produção de alimentos básicos e doação de alimentos para quem tem fome. Cada dia se torna mais verdadeiro o descaso do governo Bolsonaro com a agricultura familiar e camponesa e com as necessidades básicas da população”, diz a nota.

No documento, os integrantes do núcleo pedem que os movimentos sociais denunciem o descanso com à agricultura familiar e camponesa e conclamam para que todos os parlamentares – da Câmara e do Senado – se comprometam a derrubarem o veto do presidente da República.

Deputado Pedro Uczai, coordenador do Núcleo Agrário do PT

O coordenador do Núcleo Agrário Bancada do PT, deputado Pedro Uczai (PT-SC), explica que o projeto previa apoio à agricultura familiar para produzir alimentos para enfrentar a fome e reduzir a inflação dos alimentos. “Infelizmente fomos surpreendidos hoje com o veto do presidente da República. O presidente Bolsonaro não respeito os agricultores familiares e camponeses. Um presidente que não quer enfrentar o tema da inflação dos alimentos, nem da fome e nem da desigualdade social”, criticou.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS), o impeachment de Bolsonaro é uma questão de “sobrevivência”. “A comida está caríssima. Tem gente com fome. E a agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos, segue totalmente abandonada por Bolsonaro. Hoje, ele vetou o projeto de lei Assis Carvalho, que previa medidas de apoio a este setor. O impeachment já é uma questão de sobrevivência”, afirmou.

Líder do PT, deputado Bohn Gass (RS) – Foto: Cleia Viana-Câmara dos Deputados

Derruba Veto

Pedro Uczai disse que vai trabalhar pela derrubada do veto. “Vamos mobilizar a sociedade brasileira, pressionar os deputados e senadores para derrubar o veto do presidente e transformar o PL 823 em lei, para apoiar os agricultores e enfrentar a inflação, a insegurança alimentar e a fome”, declarou.

“Crueldade sem tamanho. Bolsonaro veta projeto de auxilio emergencial para agricultores familiares. É mais fome no campo e na cidade e aumento no preço dos alimentos. Nós e os movimentos camponeses vamos lutar para derrubar este veto da morte”, escreveu o deputado Padre João (PT-MG).

E na mesma linha, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) disse que “se o campo não planta, o Brasil passa fome”. E garantiu: “Vamos pressionar deputados, mobilizar a sociedade e os movimentos sociais para derrubar esse veto presidencial e exigir a sanção na íntegra do texto”.

Bolsonaro ataca quem produz comida

Também pelas redes sociais, parlamentares da Bancada do PT na Câmara denunciaram o ataque de Bolsonaro aos agricultores familiares. “Bolsonaro acaba de vetar mais uma vez o PL 823 de auxílio à agricultura familiar que previa a criação de linhas de crédito e auxílio de R$ 2,5 mil para as famílias que vivem da agricultura familiar. Bolsonaro ataca quem produz comida no prato do brasileiro”, afirmou o deputado Beto Faro (PT-PA).

Para o deputado Célio Moura (PT-TO), Bolsonaro ataca quem produz alimento para matar a fome do povo. “Bolsonaro ataca e veta integralmente nosso PL 823 de auxílio à agricultura familiar. O cara tem coragem de prejudicar, mais ainda, mulheres e homens que produzem alimentos para matar a fome do nosso Brasil”.

E o deputado Zé Neto (PT-BA) afirmou que Bolsonaro é desumano. “Vetou o #PL823 que apoia as famílias do campo e incentiva a produção de alimentos. A segurança alimentar no Brasil passa por esses trabalhadores que enfrentam grandes dificuldades, por causa da pandemia. Vamos derrubar o veto!”.

Leia mais declarações dos deputados

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Em meio a uma crise sem precedentes na história do País, Bolsonaro acaba de vetar a Lei Assis Carvalho II atacando os agricultores e agricultoras familiares de todo o Brasil. #DerrubaVetoPL823”.

Deputado Marcon (PT-RS) – “Tem hora começar, mas não tem hora para terminar. Nesse momento de pandemia as dificuldades só aumentaram e para contribuir ainda mais com a crise, Bolsonaro vetou o PL 823 de auxílio à agricultura familiar”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Bolsonaro, como sempre, se comporta como se fosse um gatinho com os grandes latifundiários e os ruralistas, com os trabalhadores da agricultura familiar age como uma fera”.

Deputado Odair Cunha (PT-MG) – “Temos que derrubar esse veto absurdo que prejudica ainda mais nosso povo e nossa gente. Seguimos juntos”.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100