Zé Ricardo destaca “Setembro Amarelo” e cobra políticas de prevenção ao suicídio, com psicólogos nas escolas

Deputado Zé Ricardo - Foto: Arquivo

Em discurso no plenário da Câmara Federal nessa quarta-feira (15), o deputado Zé Ricardo (PT-AM) destacou a Campanha “Setembro Amarelo”, no mês de combate ao suicídio. Uma importante ação como muitas que, segundo ele, não são levadas a sério pelos governos federal, estaduais ou pelas Prefeituras. Por isso, cobrou políticas públicas efetivas, com campanhas de prevenção permanentes para evitar milhares de mortes no Brasil e no Amazonas, além de mais investimentos nas escolas, com a contratação de psicólogos.

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em publicação deste ano. Em 2019, mais de 700 mil pessoas tiraram suas próprias vidas. E destaca que essas mortes são maiores até do que por HIV, malária ou câncer de mama ou até por guerras e homicídios. No Brasil, entre 2014 e 2019, o número de suicídios aumentou em 28%, passando de 9,7 mil para 12,4 mil. Já no Amazonas, de acordo com a Secretaria de Segurança Púbica (SSP), 124 pessoas se suicidaram em 2019, e somente no primeiro semestre de 2020, o número já passava de 60. E em Manaus, no ano de 2020, foram registradas 119 mortes por essa causa, com um aumento de 13,3% em relação ao ano de 2019, com 105 mortes. E, de janeiro a abril deste ano, 46 casos foram registrados.

“Ao todo, o Amazonas contabilizou 349 casos de suicídio nos últimos três anos (de 2019 a 2021), somando ainda as 79 mortes no interior do estado. E a maioria das mortes foi de homens jovens. É preciso ações efetivas urgentes do poder público, federal, estadual e municipal, começando pelas escolas, com a contratação de psicólogos e até de assistentes sociais, para tratar essa situação como caso de saúde pública”, declarou Zé Ricardo. O deputado é autor de propostas na Câmara Federal que visa garantir mais psicólogos nas escolas. O parlamentar ainda apoiou emenda à Constituição do Amazonas, de autoria do deputado Luiz Castro, para garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas do estado.

Saúde pública

Ele ainda lembrou que, em pleno Setembro Amarelo, aconteceram ameaças de violência e suicídio em escolas no Amazonas. Estudantes que teriam sofrido bullying e que avisaram nas redes sociais que iriam tirar suas vidas e de outros também. “É uma questão não somente de polícia, mas de saúde pública. Estudos apontam que em mais de 90% dos pacientes que se suicidaram havia uma doença mental relacionada e que, na grande maioria dos casos, o diagnóstico associado era de depressão. Enquanto isso, vemos o Governo Federal cortando recursos na saúde, principalmente, da saúde mental. Temos que começar na escola a enfrentar esses problemas que afetam os jovens e evitar tantas mortes por suicídio”, observou.

 

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100