O deputado Paulão (PT-AL) foi escolhido, por unanimidade, para coordenar o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da Bancada do PT na Câmara, nessa terça-feira (14). A iniciativa da criação do colegiado partiu do líder do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), juntamente com outros parlamentares.
Paulão disse estar feliz e honrado, mas que o desafio é enorme. “É um desafio enorme, até porque a temática dos Direitos Humanos é muito ampla”. O parlamentar explicou que a ideia é trabalhar com todos os parlamentares da bancada, convidar ex-deputados do PT que já fizeram parte da Comissão de Direitos Humanos, estabelecer um processo de escuta com a sociedade civil e ter o suporte da assessoria do PT. “É fundamental ouvir as entidades em temáticas que são muito amplas pra sociedade e fazer parcerias com as comissões permanentes da Casa, principalmente as que o PT preside”.
Plano de trabalho
Para o deputado alagoano, também é importante estabelecer um plano de trabalho porque o Brasil tem um presidente da República, Jair Bolsonaro, que não respeita os Direitos Humanos. “A gente tem um grande fator, um inimigo maior, que é esse presidente da República que não respeita os Direitos Humanos”, além do fator tempo.
“Vamos ser parceiros nas comissões em um processo somatório, não vamos inventar moda, não vamos ser concorrentes de nenhuma comissão, pelo contrário, [a coordenação] vai servir de subsídio principalmente de matérias que tramitam nesta Casa com rapidez e tem grau de problematização. Queremos trabalhar com previsibilidade, verificando quais são os projetos que vão ser pautados, projetos polêmicos e qual será a posição unitária do PT”, destacou.
E o parlamentar finaliza: “Vai ser uma tarefa extraordinária, digna de força e que eu fiquei honroso em aceitar. Espero junto com esse coletivo contribuir principalmente com respaldo da bancada”, afirmou Paulão.
Lorena Vale