O deputado Marcon (PT-RS) registrou em plenário a sua posição contrária à realização do leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, marcado pela Petrobras para o próximo dia 21 de outubro. “Sou totalmente contra fazer leilão nesse momento depois da espionagem dos americanos à Petrobras. O Brasil não deveria fazer leilão e, sim, colocar a Petrobras para explorar todo o nosso pré-sal”, disse.
De acordo com o parlamentar petista, a maioria da população brasileira é contra o leilão do Campo de Libra. “No próximo dia 21 poderemos ver em nosso país uma das maiores entregas do patrimônio do povo brasileiro às empresas estrangeiras. O Campo de Libra é uma das maiores reservas de petróleo do Pré-sal e não podemos deixar que o petróleo seja explorado, controlado pela iniciativa privada. Por isso, a nossa posição contrária a esse leilão”, destacou Marcon. “Pedimos que o nosso governo atenda aos pedidos das organizações sociais e não realize o leilão”, disse o parlamentar do PT.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 11 empresas estão habilitadas para o leilão, inclusive, a própria Petrobras. Sete estão entre as empresas com maior valor de mercado no mundo. A vencedora será a que reverter o maior percentual do petróleo excedente à União. A Petrobras terá participação de no mínimo 30% no consórcio vencedor.
Gizele Benitz