Petistas apoiam decisão do TSE em abrir investigação contra Bolsonaro

Foto: TSE/Divulgação

Os deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Arlindo Chinaglia (SP), Paulão (AL) e Henrique Fontana (RS) discursaram na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3), sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abrir uma investigação dos eventuais crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro e acerca do encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele seja investigado no inquérito da propagação de Fake News.

“Esse cidadão envergonha o País. E, cada vez que as pesquisas mostram que o seu apoio está derretendo, mais falastrão, mais violento, mais sem sentido fica o seu discurso. Bolsonaro está abaixo da Constituição. Bolsonaro não controla o processo eleitoral no Brasil. Bolsonaro sabe que será derrotado na urna. E mais do que isso: pela quantidade de crimes que envolvem ele, a sua trajetória e a sua família, Bolsonaro sabe que o seu futuro é Bangu 8. Bolsonaro não só será afastado da vida política, não só entrará para a história pela porta dos fundos, não só estará no lixo da história, como também vai responder pelos crimes que cometeu”, apontou o deputado Paulo Pimenta.

Para ele, o silêncio das instituições diante do descaso de Bolsonaro na condução da pandemia da Covid-19, as relações com a milícia e o crime organizado, os atos organizados e financiados com o dinheiro público contra a democracia e contra a Constituição não podem ficar impunes. “O silêncio, neste momento, é sinônimo de cumplicidade. Bolsonaro é um criminoso, deve ser tratado como criminoso, deve responder pelos crimes que cometeu. E os seus aliados, junto com ele, devem responder no momento adequado pelo malefício que ele faz para a democracia e para o povo brasileiro”, disse Pimenta.

Para o deputado Arlindo Chinaglia, o TSE respondeu à altura às ameaças de Bolsonaro. “Depois de o presidente da República, mais uma vez, fazer ataques não só ao voto eletrônico, não só à urna eletrônica, mas também às pessoas, às figuras que o contrariam inclusive no Tribunal Superior Eleitoral, foi uma resposta à altura e mais que necessária”.

O deputado Paulão se solidarizou com os ataques que o STF, o TSE e o ministro do STF Luís Roberto Barroso vêm recebendo. “O ataque não é de ordem pessoal, o ataque é ao Estado Democrático por alguns que tentam fazer movimento no sentido de desqualificar a urna eletrônica. Ele mesmo que foi eleito através desse procedimento e nunca questionou. O que ele quer é o caos, o conflito. Então, portanto, deixo toda a solidariedade ao Poder Judiciário”.

Tentativa de Golpe

Arlindo Chinaglia disse ainda para Bolsonaro não arrumar pretexto a fim de fugir das eleições e tentar dar um golpe. “Não tente dar golpe, porque vai ter resistência do povo brasileiro. Neste sentido, o Poder Judiciário está cumprindo com o seu papel. O Congresso Nacional precisa também cumprir com o seu papel de defesa da democracia e lutar para que o povo brasileiro saia desse tamanho sofrimento. A vitória do adversário — e preferimos que seja o Lula — não é tramoia, não nos meçam pela sua régua, que tiraram o Lula em 2018, essa foi a fraude que o Bolsonaro deveria denunciar”.

Proteção as investigações

Também em discurso na Câmara, o deputado Henrique Fontana afirmou que a decisão protege as instituições brasileiras dos constantes ataques de Bolsonaro à democracia. “É preciso que as instituições reajam à altura e façam valer o respeito à Constituição e ao povo brasileiro. O presidente não pode ficar impune cometendo crimes, disseminando fake news e denunciando fraudes no sistema eleitoral sem apresentar uma única prova”, afirmou o parlamentar, vice-líder da oposição.

O deputado alertou, também, que o presidente tem feito uma verdadeira campanha presidencial antecipada em cima desta bandeira. O envio da notícia-crime para que se some ao inquérito do STF e a abertura de investigação interna no TSE são fundamentais para estabilizar a democracia, avaliou Fontana. “O TSE age em boa hora. O que falta agora é o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, abrir a investigação no Parlamento”, cobrou.

Lorena Vale com Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo