Líder do PT na Câmara quer parar todas as votações após revelação do envolvimento de Barros no escândalo Covaxin

Foto: Reprodução Fórum

Deputado Miranda (DEM-DF) revelou que Bolsonaro associou irregularidades na compra da vacina a Barros, líder do governo na Câmara; “Como vamos votar sendo comandados por suspeitos de corrupção?”, questiona Bohn Gass (PT-RS).

Após a revelação de que o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), é o nome citado por Jair Bolsonaro como envolvido na compra com indícios de corrupção da Covaxin, vacina indiana contra a Covid-19, o líder do PT, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), informou à Fórum que, já neste final de semana, vai se reunir com outras lideranças para defender a paralisação de todas as votações na Casa.

Em depoimento na CPI do Genocídio nesta sexta-feira (25), o deputado Luís Miranda (DEM-DF) afirmou que, quando levou a Jair Bolsonaro, em março, os indícios de corrupção da compra da Covaxin, o presidente afirmou que seria “coisa” do líder do governo na Câmara: Ricardo Barros. Bolsonaro, no entanto, nada fez com relação às denúncias de irregularidades.

“Se o Bolsonaro sabia que tinha maracutaia, se não fez nada, se manteve o Barros, então, tudo está suspeito. Como que nós vamos votar orientados por suspeitos de corrupção? A Câmara não pode aceitar ser orientada em suas votações por suspeitos de fraude”, disse Bohn Gass.

“Eles [Barros e Bolsonaro] sabiam, participaram [das negociações suspeitas para a aquisição da Covaxin] e estão suspeitos. Chega de passar a boiada”, completou o líder do PT.

Aziz

O presidente da CPI do Genocídio, senador Omar Aziz (PSD-AM), declarou que Jair Bolsonaro “prevaricou” no escândalo de compra da vacina indiana Covaxin.

A afirmação foi motivada por uma intervenção do senador governista, Jorginho Mello (PL-SC), dizendo que o presidente, alertado sobre as suspeitas de corrupção no caso, teria pedido ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para investigar.

“Respeito o senador Jorginho Mello, mas essa informação que foi transmitida a ele é mentirosa. O presidente Bolsonaro não pediu que o Pazuello investigasse nada, mesmo porque ele seria exonerado em seguida. O presidente prevaricou. Ele só resolveu pedir apuração do caso esses dias”, disse Aziz.

Indícios de corrupção

O aval para a compra da vacina foi dado por Jair Bolsonaro, no início do ano, que aprovou a compra do imunizante a um valor 1.000% maior que preço inicialmente anunciado pelo fabricante. A Covaxin foi a única vacina que teve um intermediário – a Precisa Medicamentos – na negociação.

Um telegrama da embaixada brasileira em Nova Délhi mostra que, quando lançada, a vacina produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech custava 100 rúpias ou cerca de 1,34 dólares a dose. Em fevereiro desse ano, sob pressão de Bolsonaro, a Precisa Medicamentos fechou a compra para o Ministério da Saúde pelo valor de 15 dólares a unidade. Ao mesmo tempo, o governo federal rejeitou a compra da vacina da Pfizer a 10 dólares alegando preço muito alto.

Em depoimento ao Ministério Público, o servidor do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda, que nessa sexta-feira (25) prestou depoimento à CPI do Genocídio, diz ter sofrido pressão “atípica” para garantir a importação da vacina, sendo acionado por diversos superiores, inclusive aos finais de semana. A pressa no fechamento da negociação também impressionou o MP, que investiga o contrato suspeito. O período entre a negociação e a assinatura do contrato para aquisição da Covaxin levou 97 dias. O do imunizante da Pfizer demorou 330 dias, o prazo mais longo entre todas as vacinas.

Bolsonaro teria, inclusive, sido alertado pelo deputado federal e ex-aliado Luís Miranda (DEM-DF), irmão do servidor do Ministério da Saúde, sobre os indícios de corrupção na compra do imunizante, tendo apresentado documentos que reforçariam as suspeitas. O presidente, no entanto, nada fez para investigar o caso.

 

Por Revista Fórum

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100