Foto: Salu Parente/PT na Câmara
A bancada do PT na Câmara decidiu, por unanimidade, apoiar a resolução da Executiva Nacional do partido sobre dois temas em tramitação no Congresso Nacional: a minirreforma eleitoral e a reforma política. Em reunião nesta terça-feira (24), que contou com a presença do presidente do PT, Rui Falcão, a bancada se posicionou contra uma possível votação na Câmara da minirreforma eleitoral aprovada pelo Senado. O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), adiantou que a obstrução poderá ser usada pelo partido.
“Somos contrários à minirreforma por entendermos que ela é pífia, diminuta, e que não toca nos pontos centrais do sistema eleitoral brasileiro. Vamos obstruir a votação dessa minirreforma caso ela vá à votação no plenário”, afirmou Guimarães. A bancada do PT também decidiu lutar pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC 1258/13), que tramita na Câmara. O dispositivo, que convoca plebiscito para decidir sobre temas da reforma política, aguarda parecer na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
VEJA LINK: Bancada do PT divulga nota contra “minirreforma eleitoral
“Também vamos dialogar com as entidades da sociedade civil, como a OAB, a CNBB, entre outras, para apoiar o plebiscito. Essas entidades precisam apoiar o plebiscito como uma forma democrática de encaminhar uma ampla reforma política no país”, destacou o líder do PT.
No encontro, os parlamentares petistas reafirmaram ainda apoio às posições históricas do partido em relação à reforma. O PT defende o financiamento público e exclusivo das campanhas, o voto em lista preordenada para os parlamentos (como forma de assegurar participação paritária das mulheres na vida pública), e a convocação de uma Constituinte exclusiva, para reformar o conjunto do sistema político-eleitoral.
Héber Carvalho